Friday, July 8, 2016

Apple Décor Bites: dicas para quem ama decoração



Quem me acompanha desde o começo sabe que eu amo decoração... Já falei até que bastante desse assunto e cheguei até a ensaiar um blog sobre o assunto que pretendo resgatar um dia ainda! O mais legal de ter mudado para Nova Iorque foi ter a chance de decorar mais um apartamento por completo. Eu fiquei um pouco triste no começo porque ia deixar a minha casinha de vila tão querida (aluguei ela por enquanto que estou aqui...). Mas quando vislumbrei que ia poder decorar mais um apartamento e o melhor de tudo comprar peças que eu sempre amei fiquei absoluamente maravilhada!

Eu contei bastante sobre o processo de desapego que rolou lá no meu snapchat (iamleaving2day): afinal de conta os apartamentos aqui são muito menores que minha casa de São Paulo, e para completar tem armários muito menos generosos do que os que tinha na minha casa! Então depois de um certo luto eu usei a chance para revisitar tudo o que eu tinha, avaliar o que realmente eu amava (num processo meio parecido com o daquelajaponesa famosa) e selecionei as peças que realmente amava da minha casa para levar.

Uma parte fácil foram os móveis, pois eu aluguei a minha casa mobiliada então não tive que pe preocupar muito com eles, mas os enfeites, quadros e itens de estimação, esses sim tive que reavaliar e escolher o que trazer e o que guardar. E foi um processo muito interessante pois tive a chance de vender tudo aquilo que não fazia mais sentido e que não ia guardar nem levar. Também doei uma quantidade enorme de roupas que não tinham mais propósito seja porque não cabiam mais ou porque não usava mais! No final das contas, me vi extremamente feliz em ter vendido tudo e doado uma boa parte. Acho que na pressa de ver o nosso cantinho decorado fiz muitas compras impulssivas de itens que na realidade tinham pouco significado para mim. Então o que parecia ser um processo dolorido, virou um grande alívio. Outro ponto também é que o fato de eu ter casado tão cedo e numa época em que ainda parecia fazer sentido ter um jogo de café de prata por exemplo, acabei com muitos itens em quantidades absurdas (oi jogo de copos de cristal para 48 pessoas!) e que não fazem sentido algum na nova vida prática de NY.

Então encarar essa mudança foi fantástico para eu perceber que definitvamente não precisava de tudo aquilo (bye bye jogo de chá e café com friso dourado) e podia ter tudo em jogos menores e mais selecionados! Por exemplo: aqui em NY eu tenho 3 jogos de pratos para 6 pessoas (e que se misturam lindamente se precisar servir mais pessoas, o que parece pouco provável de acontecer)! A única coisa que me incomoda um pouco é que tenho um número menor de superficies livres para colocar enfeites (adoro um enfeite novo), mas logo percebo que isso é uma coisa positiva pois o fato é que não preciso de mais um enfeite de cobre lindo! Mesmo com toda a conciência de ter menos coisas, mais bonitas, práticas e selecionadas, ainda cometi alguns erros ao longo do percurso (comprei um jogo de lençol que estou querendo muito trocar pois cheguei a conclusão que os melhores da vida são os de linho pois já são naturalmente amassadinhos)!

Tudo isso para dividir com vocês as lojas daqui eu amo e aonde comprei a maior parte das coisas aqui de casa. Essa é uma pergunta que sempre recebo no Snap e no Insta, então segue a minha listinha de ouro!

Para os Neat Freaks de plantão:
Muji: Essa loja deixa qualquer pessoa com TOC no céu!!! Potinhos, cestas, sacolas, bandejinhas, ... Tudo mega minimalista e fruto do puro design japonês!
Container Store: outra loja que é capaz de levar os obcecados por organização a uma síncope! Eu tenho que me segurar muito para não comprar coisas inúteis!
Bed Bath and Beyond: um clássico das lojas para casa! Cheia de utilidades e inutilidades! Evito entrar lá sem uma lista ou corro o risco de voltar com tudo o que não preciso. 
Sur La Table: Eu amo uma loja de cozinha e de todas acho que essa é a minha favorita. Outras boas opções são a Williams Sonoma e a Whisk.

Toques de Decoração:
West Elm: eu amo a estética dessa loja e a paleta de cores das coleções sempre me chama a atenção... Esse é o meu lugar favorito para comprar artigos para a cozinha e acessórios como pratos e copos (eles tem uma coleção com a Fishs Eddy que é demais)! Também amo os lençóis de linho (que estão na minha lista de desejos desde que dormi na casa da minha Best Friend!).
Urban Outfitters: quando preciso achar algo descolex esse é o lugar aonde procuro! Loja mega jovem e para itens de decoração sempre recomendo o site! Além disso os preços são ótimos!
Jonathan Adler: quando falta aquele toque especial, a cereja do bolo, essa loja é a minha preferida! Digo a cereja do bolo pois ela não é muito barata, então ela serve mesmo só para achar aquele item único que vai dar o toque final!
Anthropologie: essa é uma velha conhecida de todos e eu ainda me surpreendo com a variedade de itens para a casa! No site a linha de móveis é ainda mais incrível!

Móveis com design:
CB2: assim como a West Elm é a linha mais jovem da Pottery Barn, a CB2 é a irmã do meio da Crate and Barrel (a loja tradicional ainda conta com uma irmã mais nova, a Land of Nod, que tem coisas lindas para crianças!)... Eu amo tudo da CB2, eles tem ótimos acessórios para decoração, uma linha linda assinada em conjunto com o Lenny Kravitz, e tem ótimos coringas como os móveis de acrílico!
Bludot: cai de amores pelas cadeiras de cobre! Simplemente lindas! O design dessa marca é demais e tem móvies com preços ótimos!
DWR: eu amo design assinado e essa loja é a que tem os móvies de design mais incriveis... Investi em cadeiras Eames e também na edição limitada da Series 7 Chair que foi amor a primeira vista!
RH Teen: de toda a cadeia extensa de lojas daRestoration Hardware, a que eu ando amando é a RH Teen, voltada para pessoas que nunca saíram da adolescência e que tem uns achados muito bons!
Ikea: a TokStok e a Etna ainda vão ter que sambar muito para chegarem perto da experiência de se visitar uma loja da Ikea! Sempre falo que comprar nessa loja é uma arte, pois ao mesmo tempo que pode achar alguns móveis atemporais e que vão durar uma vida, pode se deparar com algumas aberrações de compensado! Então para comprar lá você precisa de um PhD no catálogo! Recomendo visitarem uma, com paciência, chegando logo que a loja abre (e ainda está organizada) e de preferência durante a semana (pois não vai encontrar tantas crianças). Prometo um post especial com tudo de mais incrível que aprendi sobre a Ikea ao longo dos anos... Mas ja adianto alguns dos meus preferidos: Ikea PS Cabinet,Sinnerlig Coffee Table e o Stockholm Rug. Muita atenção na sessão de cozinha: é fantástica e tem muitos baratex incríveis!
ABC Carpet and Home: essa loja é de enlouquecer! Além de ser gigante, a seleção de produtos é surreal! Se você procurar bem vai achar de tudo: móveis da linha própria (que são lindos e tem preço ótimo), tapetes incríveis, móveis de design assinado, itens para a cozinha e mesa artesanais... Enfim vale a visita nem que seja só para ficar lá admirando!
Room and Board: design simples e com funcionalidade! Amo essa escrivaninha e posso colocar a minha mão no fogo por esse sofá cama (que abriga um colcão inflável incrível!).


No comments: