Tuesday, March 8, 2016

New York Baratex: como gastar pouco na cidade que nunca dorme!

Com o dólar nas alturas fica difícil vir para NY sem gastar todas as economias… Exageros a parte, a verdade é que um simples copo de Caffè Mocha do Starbucks custa exatamente o dobro aqui em NY se convertermos para Reais! Acho que voltamos para os tempos em que quem converte não se diverte e o melhor segredo para não levar um susto quando a fatura do cartão chegar é equilibrar a programação na Big Apple, no bom estilo “HI-LO”, combinando alguns programinhas em que você vai gastar pouco com outros mais carinhos! 


Aqui vão algumas dicas para gastar pouco na Big Apple:

1) Dê preferência ao transporte público: o Metrocard de 7 dias custa apenas $31 e te dá acesso ilimitado ao metro e ao ônibus. Eu amo o metro pois te leva a quase todos os lados da cidade e é no geral o meio de transporte mais eficiente da cidade, principalmente de segunda a sexta. Porém, preste atenção nos finais de semana porque muitas mudanças acontecem nas linhas por causa da manutenção dos trilhos e estações. Sugiro usar o aplicativo da MTA Weekender que além de ter um mapa atualizado das linhas, mostra todas as mudanças no final de semana. Para utilizá-lo da melhor maneira, clique sobre a estação de partida e sobre a estação destino para ver se as mudanças afetam os seus planos. O legal desse aplicativo é que ele te dá um mapa do metro atualizado, e ajuda na hora que você saber para onde as linhas vão. Para ajudar também, eu uso o aplicativo Transit, aonde coloco aonde estou e aonde quero ir, e ele me dá as melhores opções de caminho. Usando o metro, consigo numa mesma tarde almoçar em Downtown, passear na Bloomingdales e visitar o Museu de História Natural na mesma tarde, o que seria um desafio de taxi ou onibus por causa do transito. 

2) NY  é um colírio para os olhos: a arquitetura da cidade é simplesmente fantástica e não tem colírio melhor do que o skyline de NY! O melhor de tudo é que para aproveitar as melhores vistas de NY não é preciso gastar quase nada! E isso que faz dessa cidade um lugar tão fantástico… Quer curtir a cidade? Fique de olhos bem abertos! Basta descer na estação de metro mais proxima e passear!
• Central Park: ele é gigante, já morei duas vezes na cidade e ainda assim não conheço ele por inteiro! Sempre me surpreendo com alguma novidade! Então não deixe de explorar o parque! Meus lugares favoritos no parque são o Reservoir (que tem uma vista surreal do skyline de Midtown), o Bethesda Terrace (amo o anjo dessa fonte), o Mall and Literary Walk (amo caminhar por ali principalmente porque dá exatamente no Bethesda), o Belvedere Castle (lá em cima também tem uma vista linda), a estátua da Alice in the Wonderland, e o Central Park Zoo.
• Battery Park: la é o ponto de saída para a Estátua da Liberdade, mas o que gosto desse parque em especial é a vista para o Hudson! Gosto de parar na Marina também para ver os barcos… É  um parquesuper família aos finais de semana!
• Bryant Park: o gramadão desse parque que na realidade é mais uma praça que um parque é lindo… No verão amo os bares para fazer um bom happy hour, e observar a Biblioteca de lá é demais! Por sinal visitar a New York Public Library não custa nada e é um super passeio. E no inverno, o Bryant Park tem o seu gramado invadido pela pista de patinação, que também é um programinha delícia. Agora o melhor do parque é olhar para cima! Você vai conseguir avistar o Empire State e o Chrysler Building! Sem contar que a Grand CentralTerminal fica super pertinho e também é um super passeio… 
• Madison Sq Park: amo amo amo passear pela região do Madison Sq Park… Passei anos sonhando com o Flatiron Building e o melhor jeito de curtir a arquitetura dele é visitando esse parque lindo! Sem contar que o Shake Shack original fica lá, o Eataly também e ele conta com  a ABC Carpet and Home logo ali pertinho!
• West Village and Washington Sq Park: essa região é tão tão charmosa! O Washington Sq Park é uma delícia, sempre tem artistas de rua interessantes por lá, como o Crazy Piano Guy que mostrei na semana passada, é o ponto de partida para o West Village que fica logo ali cruzando a 6a avenida para o lado west, com suas ruelas e townhouses! Delicia de passeio!
• Dumbo & Brooklyn Bridge Park: ahhh fiz um post recentemente sobre Dumbo… Uma das vistas mais lindas do Skyline da cidade! E o melhor, não custa nada para admirar essa vista! 
• Ground Zero: a energia de lá é de tirar o fôlego, ainda estão terminando de deixar tudo lá em ordem depois do 9/11 e do Furacão Sandy, mas é um passeio e tanto! O Battery Park fica logo ali! Apesar do Museu do 9/11 e  do observatório do One World trade Center serem pagos, visitar o Memorial é de graça, e é lindo!
• South Street Seaport: essa região está toda sendo revitalizada pós Furacao Sandy e vai ficar ainda mais incrível… Cobble stone streets, uma vista lindada Brooklyn Bridge… 
• Gramercy Park: o filme Notting Hill obviamente não foi filmado em NY, mas toda vez que vou até os portões do Gramercy Park (que é fechado e só pode ser acessado pelos moradores, aliás tem uma matéria ótima no NY Times sobre o assunto) fico sonhando com a cena em que o Hugh Grant e a Julia Roberts invadem um desses jardins privados em Londres… Fico sempre lá, espiando do portão… Fica perto do Madison Sq Park e vale o desvio só para dar uma espiada!
• Park Slope & Prospect Park: se tiver tempo de passear e ir até o Brooklyn, não deixe de conhecer o Prospect Park e seus arredores… É lindo demaisFantástico para quem gosta de correr!
• High Line: está aí o melhor exemplo de reaproveitamento do espaço urbano e esse projeto fantástico é de encher os olhos… amo quando posso ir lá nas primeiras horas da manhã, quando o trânsito de turistas não é constante e você consegue aproveitar o passeio melhor. 
• Time Square: é impossível você não ficar hipnotizado com tantas luzes e tanto brilho! Esse lugar é uma zona, detesto ir lá nos momentos de grande movimento, então prefiro passar por lá nas primeiras horas da manhã, quando a turistada ainda não o dominou e encontrar um cenário típico do filme “Vanilla Sky” 
• Metropolitan Museum of Art Rooftop: vou fechar as dicas com essa que poucos sabem… O Metropolitan Museum tem um Rooftop que conta com uma vista de tirar o fôlego… 

3) Visitar os museus nos dias certos, significa uma boa economia: vários museus da cidade oferecem dias  conhecidos como "pay-what-you-wish"  em que ao invés do preço normal você pode pagar o quanto quiser. Então se precisar economizar é legal lembrar disso e fazer uma doação simbólica nesses dias para visitá-los e não fique acanhado, esses dias são no geral patrocinados por grandes empresas que subsidiam o preço dos ingressos, então pode ir e pagar só um pouquinho mesmo, sem vergonha nenhuma. São eles:
• 9/11 Memorial MuseumTerças 5-8pm
• Bronx ZooQuartas
• New Museum: Quintas 7-9pm
• MomaSextas  4-7:45pm 
• Guggenheim Museum : Sextas  6-8pm 
• Whitney Museum of American ArtSextas 6-9pm 
• Frick Collection: Domingos 11am-1pm

Além disso vários museus funcionam nesse esquema de “pay as you wish” todos os dias. Em que eles sugerem o preço do ingresso, mas você pode optar por pagar o quanto quiser. 
• Metropolitan Museum
• American Museum of Natural History
• Bronx Museum
• Queens Museum

Lembrando também que alguns museus são de graça em alguns momentos específicos do mês:
• The Brooklyn Museum of Art: primeiro sábado de cada mês das 5-11pm
• Brooklyn Children’s Museum: Segundo final de semana do mês, antes das 11am
• Neue Gallerie: primeira sexta feira do mês , 6-8pm

4) Comida baratex: eu amo comer e quem segue o blog sabe que a maior parte das minhas dicas tem a ver com o assunto. Eu penso em comida 70% do tempo e todos os meus programas na cidade começam com a escolha daonde vou comer! E a Big Apple esté cheia de bibocas maravilhosas e com preços bastante amigáveis! Aqui vão algumas dicas dos meus lugares preferidos para almoçar e nos quais você consegue comer maravilhosamente bem por menos de 20 dólares:  
• Mamouns (119 Macdougal St.): para quem ama falafel ou humus, é imperdivel! É uma biboca mesmo, a dica é passar por lá, pegar a comida e comer no Washignton Sq Park. O melhor de tudo é que custa menos de 5 dólares e os sanduíches são generosos!
• Pret-a-manger (muitos endereços): eu amo essa cadeia, que tem restaurantes por todos os lados! O Chicken Noodles Soup é perfeito para um dia frio, e o restaurante tem opções para todos os gostos! Amo a pegada mais saudável! E o suco de beterraba!
• El Rey Coffee Bar and Luncheonette ( 100 Stanton St., nr. Ludlow St.): talvez eu consiga definir esse restaurante diminuto como um mexicano californiano, ele está na lista de vários foodies que respeito! O prato “Avocado Del Sur” é perfeito para um café da manhã.
• Black Seed Bagels (170 Elizabeth St., nr. Kenmare St.):eu falei outro dia aqui de como bagel é parte da cultura nova iorquina, e aqui vocês vão se deliciar com os bagels mais deliciosos da vida!
• Roberta’s (261 Moore St., nr. Bogart St., East Williamsburg): se voce estiver em Williamsburg e gostar de Pizza esse é um dos melhores lugares para se deliciar… 
• Sullivan St Bakery (236 Ninth Ave., nr. 24th St.): é o mais próximo de uma padaria que você vai chegar aqui em NY… Além dos pães maravilhosos, não deixe de provar o bomboloni, uma espécie de donut maravilhoso!
• The Commodore (366 Metropolitan Ave., at Havemeyer St., Williamsburg): Mais uma dica no bairro descolado! É o lugar perfeito para comer fried chicken!!! Fantástico e vem acompanhado de buttermilk biscuits… Sem contar que os drinks são ótimos!
• Boubouki (120 Essex St., at Delancey St.): essa padaria grega que fica dentro do Essex Market  é especializada na tradicional torta de espinafre, mas dizem também que eles servem o melhor baklava da cidade!  
• Pies-n-Thighs (166 S. 4th St., at Driggs St., Williamsburg / 43 Canal St., nr. Ludlow St.): ainda na temática de fried chicken, esse restô que é reconhecido por ter um fried chicken incrível acabou de abrir uma filial em Manhattan… O buttermilk biscuit de lá também e o doughnut também são divinos!
• Fuku (163 First Ave., nr. 10th St): é o mais novo do grupo de restaurantes do Momofuku e tem um sanduíche de fried chicken incrível! Tudo orgânico e da melhor qualidade! 
• Superiority Burger (430 E. 9th St): nunca imaginei que ia achar um lugar de fast-food vegetariano bom, mas sério, vá sem preconceitos e experimente tudo o que eles servem por lá! Tudo uma delícia e super saudável!
• Mimi’s Hummus (1209 Cortelyou Rd., Brooklyn): absolutamente fora do roteiro, mas para quem gosta de hummus vale a viagem! Se não quiser viajar até lá, eles tem um stand no food court Urban Space (mais detalhes logo no final do post).
• Porchetta (110 E. 7th St.): melhor sanduíche de lombo de porco da vida! 
• Katz Deli (205 E. Houston St): se você assistiu “When Harry met Sally” certeza que viu a cena dela fingindo um orgasmo. Foi filmada nesse deli conhecido por ter o melhor sanduíche de Pastrami da cidade a 126 anos! 
• Sadelle’s (463 W. Broadway): mais uma opção, mais teatral se assim posso dizer, para quem gosta de bagles e salmão defumado! 

Vamos lembrar tambem que comida de rua aqui é um negócio mega sério:  a regra de ouro é que se na hora do almoço tiver uma fila, nem pense duas vezes, pode comer que deve ser delicioso! Alguns food carts que eu amo além dos caminhões de sorvete no verãotodo e qualquer carrinho de café da manhã que sirva bagels e os carrinhos de cachorro quente
• Carnegie John’s (7th Ave & W 56th St): eu amo o frango grelhado desse cart que fica na esquina da 56th St com a 7ª, servido com arroz e salada. Delícia! É demais!
• Uncle Gussy’s (345 Park Avenue): se você gosta de comida grega o meu marido jura que esse é o melhor “ restaurante” grego da região… 
• Kwik Meal Cart (45th St & 6th Ave): se você gosta de cordeiro não pense duas vezes… esse cart é o melhor lamb da cidade, melhor que qualquer restaurante chic da cidade!

5) Aproveite para conhecer os Food Courts: eles sempre tem boas opções de comida e são uma ótima pedida para experimentar mais de uma cozinha de uma vez só! Aqui vão os endereços e os destaques de cada 1 (não curto muito o Food Court do Plaza, então  deixei de fora dessa lista):
• Gansevoort Market (52 Gansevoort St): Crepe Sucre (Crepes) e Cappone's (sanduíchesitalianos)
• Grand Central Dining Concourse (Grand Central Terminal Lower Level, 89 E 42nd St): Shake Shack (Burgers) e Magnolia Bakery (cupcakes)
• City Kitchen (700 8th Ave, 2nd floor): Dough (doughnuts) e Whitmans (burgers)
• Hudson Eats (Brookfield Place, 200 Vesey St, 2nd floor): Black Seed (Bagels), Mighty Quinn's (Texas Barbecue), Blue Ribbon Sushi Bar (sushi)
• Urbanspace Vanderbilt (230 Park Ave): Dough (Doughnuts), Red Hook Lobster Pound (lobsters rolls, chowders, raw oysters), Roberta's (pizza), Mimi's Hummus (Middle Eastern - Hummus).
• Eataly (200 5th Ave): ele ja é um velho conhecido de todo mundo, um Mercado focado em comida italiana, com estações para diferentes tipos de comida: destaque para a mozzarella e para o prosciutto.
• Le District (225 Liberty Street): é o Eataly à francesa. Destaque para a La Fromagerie que vende um grilled cheese sandwiche maravilhoso, e o Café District que serve waffles e crepes. 

1 comment:

Kely said...

Uooou!
Quantas dicas!

Muito obrigada!