Sunday, November 2, 2014

Coluna da Lu: Tudo sobre o outono e o inverno

No domingo passado, a Inglaterra saiu do horário de verão (dura por 6 meses!), o que pra mim é ótimo porque o Brasil já entrou no horário de verão, e isso significa que só fico 2 horas na frente. Mas isso significa que escurece mais cedo... Em setembro normalmente começa a esfriar, mas como já disse em outro post, a temperatura varia muito de ano pra ano. Como aqui não tem um verão bem definido e quente, quando chega setembro já começo a tirar meus casacos mais pesados do armário.
No começo de outubro as folhas já começam a ficar amarelas, aqui (pelo menos em Manchester) as árvores ficam entre o amarelo e o laranja, não chega a ficar vermelho (uma pena porque eu acho muito mais bonito). Mas como costuma ventar bastante as folhas não param nas árvores, e como também chove (haha) as calçadas ficam um pouquinho perigosas já que fica bem escorregadio. No inverno, as temperaturas ficam por volta dos 2º para baixo, pode nevar, mas não é todo ano que acontece. Mas essa nem é a parte ruim... O problema é que como estamos mais ao norte, os dias ficam mais curtos (porém no verão os dias ficar super compridos! Eu amo!). Isso significa que no inverno amanhece entre 8:30 e 9 da manhã e fica escuro perto das 4:30 da tarde e o sol é super fraco, fica um dia menos luminoso.
Essa introdução toda é pra contar como foi meu primeiro outono e inverno aqui (no qual eu já estava morando aqui em tempo integral).  Eu estava um pouco tensa com o inverno.  A temperatura, não foi nem o maior dos problemas, ficou por volta dos 7º o que não é considerado tão frio. O problema eram os dias em que ventava muito! É de cortaaaaar, ao ponto que eu ficava com muita dor de ouvido, e olha que eu tava de gorro! Como eu faço tudo andando, e todos os lugares tem calefação, eu derretia quando entrava em algum lugar! Então comecei a me vestir em camadas, assim ía tirando conforme o calor, mas ai eu tinha que ficar carregando tudo a tira colo! Aí depois comecei a colocar menos peças de roupa, eu passava frio na rua, mas assim não tinha que ficar carregando o gorro, as luvas, o cachecol, a malha, etc, desde que meu pé estivesse quente, o resto eu lidava.
Eu queria muito muito muito que nevasse! Falam que a cidade fica de ponta cabeça (haha eu queria ver o caos!) que cidade pára e nada funciona.
O que realmente me pegou foi o dia curtinho: eu ía para os escritório as 9h, ou seja estava amanhecendo e ia pra casa às 17h, quando já estava escuro! Isso mexeu um pouco com o meu psicológico, fiquei um pouco depressiva, porque essa idéia da qual você "não vê" a luz do dia me incomodava muito, e pior ficava quando o dia estava cinzento e chuvoso, isso me doía! Além disso, eu ficava com uma fome bizarra! Até eu entender que não era porque estava escuro que eu precisava jantar hahaha!
Inverno 2012
Apesar desse lance do clima, o final do ano é uma das épocas mais esperadas do ano, vou contar em ordem cronológica:
No final de outubro, é quando a temperatura realmente começa a despencar de vez, e está todo mundo pensando no Natal, os restaurantes já tem o menu especial, e as lojas já estão todas enfeitadas e com os espaços dedicados ao Natal. No começo de novembro, depois do Bonfire Night (vou falar sobre isso no post de quarta-feira) que acontece no dia 5 de novembro, é quando a prefeitura faz a festa para ascender as luzes de Natal na cidade (isso acontece na maioria das cidades, Londres também tem), e a abertura dos Christmas Markets, que esse ano acontecerá a partir do dia 14 de Novembro até dia 21 de Dezembro.
Dezembro é aquela loucura: a cidade fica lotada nos finais de semana por conta das compras de Natal e por causa de todas as atrações que a cidade oferece. Na sexta-feira antes do Natal é conhecido como a sexta do Black-Eye Friday: é o dia onde a grande maioria das empresas comemoram suas festas de final de ano, e tem esse nome porque as pessoas começam a beber cedo (depois do meio dia haha), e o povo fica tão doido, mas tão bêbado que acontecem muuuuuitas brigas, e muita gente fica com o olho roxo! Hahahaha! Dá pra acreditar?
O Natal tem algumas peculiaridades que eu vou contar mais pra frente e o Ano Novo não é tão tradicional como é no Brasil.
É engraçado também como o humor das pessoas muda, depois do Natal e Reveillon a cidade fica morta! Janeiro é um marasmo, todo mundo está de ressaca e sem dinheiro, os restaurantes dão até descontos pra ver se conseguem atrair a clientela. A cidade fica super vazia e triste e muita gente vai viajar para lugares mais quentes.
Janeiro e fevereiro costumam ser o meses mais frios mas pelo menos já não está tão escuro (o dia mais curto do ano acontece por volta do dia 22 de dezembro, depende de ano pra ano).

Esse ano por incrível que pareça está extremamente quente pra essa época do ano (não estou reclamando não)! No Dia das Bruxas, estava altíssimos 18º! Não está nem perto de estar frio, mas há notícias de que o inverno será um dos piores invernos dos últimos tempos! Agora é rezar para que eles tenham errado, apesar de eu querer neve, eu detesto frio! Vai entender!

Beijos,
Lu

2 comments:

Sandrine said...

Oi Lu! Tb moro na Inglaterra e vou passar meu segundo inverno esse ano. Compartilho com vc muitos dos teus comentarios... amo neve e odeio chuva e frio. Tb estou rezando pra nao ser tao feio e tb para o relogio biologico adaptar mais rapido, que no inverno passado engordei 8 kg... :( O negocio e nao ficar em casa todos os dias... e tentar dar uma viajadinha em janeiro. No que vc trabalha ai? Beijao e vou te seguindo!

Lu said...

Oi Sandrine! O meu relógio biológico já tá ficando zuretinha! Também dei uma engordada ano passado, esse ano to me cuidando mais.
Eu trabalho com Marketing, mais precisamente com Redes Sociais! Vou contar sobre isso mais pra frente! Onde vc mora? Beijos