Saturday, October 11, 2014

Coluna da Lu: Welcome to Manchester!

Normalmente a grande maioria das pessoas não dá nada pra Manchester, falou em Inglaterra, os olhos já começam a brilhar por Londres. Agora comparar qualquer outra cidade com London é besteira, porque aquela cidade é simplesmente incomparável, não existe outra cidade que chegue aos seus pés, na minha opinião nem NY! Mas FOCO em Manchester!
Manchester tem um lugar especial no meu coração (óbvio), não só porque o amor da minha vida mora aqui, mas porque é uma cidade muito dinâmica. Em termos de números (boriiiinnng, mas não custa): Manchester tem 2.6 milhoes de habitantes com um total de 480 mil de habitantes no centro. E de acordo com pesquisas, existem até 200 línguas faladas na cidade, tornando Manchester a cidade mais linguisticamente densa e diversificada na Europa Ocidental, se não o mundo, isso porque aqui tem muitas (boas) faculdades e cursos, e consequentemente muitos e muitos estudantes, o que que a torna uma cidade muito jovem. Fica a uma distância de 335km (via carro) de Londres, e o jeito mais rápido de chegar aqui (ou vice-versa) é de trem. Outra coisa que me fascina aqui também é a arquitetura, é uma mistura de prédios antigos com prédios super modernos, e é realmente uma coisa que chama atenção.

Crédito: Manchester Evening News Website
 Crédito: Pinterest

Canal em Castlefield, Manchester - Crédito: Pinterest
Catedral - Crédito: Pinterest

Prefeitura de Manchester - Crédito: Pinterest

E é no centro, que é pequeno (da pra atravessá-lo em 20 minutos andando), onde tudo acontece: tem muitos restaurantes, bares, pubs, baladas, festas, shows, peças de teatro, galerias de arte, museus (o mais famoso é o de ciência e tecnologia), lojas de departamento (Selfridges [tem 2], Harvey Nichols, John Lewis, Debenhams, M&S), e mais todas as lojas que gostamos (Top Shop, Urban Outfitters, HM, Zara, Mango, American Apparel etc, etc e tal), enfim, tem tudo, só que numa cidade compacta, e é isso que eu gosto daqui.

Manchester tem duas caras: uma durante a semana, onde o povo trabalha e estuda, e a cidade fica tranquiiiiila e calma durante a noite. Mas no final de semana a cidade se transforma, vira de ponta cabeça! Tudo começa as 4:30 da tarde, quando as pessoas começam a sair do trabalho e literalmente correm pra ir pra casa se arrumar ou pro bar mais próximo! Gente, é sério, eu costumo dizer que no final de semana Manchester fica selvagem! Hahahaha! A cidade fica barulhenta, muita gente na rua, se vê de tudo (sim, de tudo, se eu contar aqui o que já vi de absurdo...)! Porque ai que o povo extravasa, os ingleses bebem de-mais (isso eu conto em outro post), e vem muita gente de outras cidades pra curtir o final de semana.
Pra quem não sabe Manchester sempre teve uma vida noturna intensa, muitas bandas famosas são daqui, só pra citar algumas: Oasis, New Order, The Smiths, Joy Division, entre muitas outras. E uma das baladas mais famosas do mundo, Hacienda (já extinta), que era do New Order, também se localizava aqui. Então é uma cidade pra sair a noite, tem para todos os gostos.
Outro ponto importante de Manchester é o futebol (Manchester United e o Manchester City), o United é um dos times mais famosos do mundo, e vem gente de tudo quanto é lugar pra ver os jogos, conseguir ingresso é quase um milagre e o estádio está sempre lotado. É uma experiência válida!


Em relação a qualidade de vida, Manchester é bem mais barata que Londres (em todos os sentidos), vive-se bem melhor e confortável aqui, tanto que a BBC mudou grande parte dos seus estúdios pra cá. O transporte público é excelente (tem inclusive uma linha de ônibus que é grátis), e por ser uma cidade menor, é menos caótica e mais fácil de se virar. Acho as pessoas mais tranqüilas e mais simpáticas e com mais paciência (já quem tem muitos estudantes que estão aprendendo a falar inglês) coisa que em Londres é difícil.

No meu caso, como e moro no centro, eu faço tudo andando, só pego no carro para ir ao supermercado. Sair de uma cidade como SP que você infelizmente tem que pegar o carro pra fazer tudo, ficar horas no trânsito, ter que ficar naquele estado de alerta o tempo todo, vendo quem é que está ao seu redor, andar na rua de dia e a noite é uma liberdade que eu não abriria mão. Eu realmente me sinto livre aqui, CLARO que Manchester tem seus problemas, lógico que eu tenho que ficar de olho pra não me colocar em más situações (como em qualquer outra cidade do mundo) mas realmente não é a mesma coisa como em SP. 

Nem tudo é perfeito por aqui... O clima da cidade é o que eu posso chamar de desgraça haha. O meu melhor amigo e braço direito é o guarda chuva, se você já ouviu falar que Londres é chuvosa, haha, Manchester é ainda pior! Chove demaaaais, venta bastante (as vezes é aquele vento que corta, frio frio e frio) e o verão, não é verão! Quando vim pela primeira vez era verão e eu me lembro de pensar "putz, o verão deles é o inverno brasileiro...". Mas pra ser honesta, depende de ano pra ano, no ano passado, por exemplo, chegou a 33 graus aqui, mas é raro! Eles costumam chamar o verão de ondas de calor, já que só duram por alguns dias ou semanas.
Aqui você pode ter as 4 estações do ano em um único dia, é bem louco. Se você me perguntar o que acho disso, vou dizer que é claro que me incomoda, mas os ingleses também não gostam, então tem que acostumar, e nada como ter as roupas certas, isso faz uma diferença imensa. 


Como eu disse Manchester não é perfeita, mas as qualidades pesam bem mais do que os defeitos.
Bom acho que deu pra sentir um pouco de como é a cidade, vocês vão entender melhor ao longo dos posts.
2 links com mais informações sobre Manchester:
"8 reasons Manchester is the best city in the UK"
"Manchester voted best UK city"


Beijos,
Lu

3 comments:

Claudia said...

Olá Lu! Qual a distância entre Manchester e Londres? Bjo

Lu said...

Oi Claudia! Bem lembrado! Esqueci de falar sobre isso!
São 335km de distância de carro.
O jeito mais rápido de chegar aqui é pelo trem, 2h10min! Vou fazer um post sobre o trem! Pode esperar!
Beijos

Robério de Oliveira Ribeiro said...

Olá Lu, tudo bem? Primeiramente parabéns pelo post, ficou excelente, esclarecedor e objetivo. Estou pensando em estudar inglês em Manchester por dois meses. Você tem ideia de quanto isso custaria, incluindo o curso e acomodação? Se tiver dicas ou indicações, serão bem vindas!!
Bjos
Robério