Sunday, October 5, 2014

Coluna da Lu: Um clique que mudou tudo

Antes de vir para Manchester para estudar, eu estava com medo, nunca tinha morado fora e muito menos com uma outra pessoa. Não sabia fazer nada relacionado ao lar (lavar, passar, arrumar a casa, cozinhar), o Mike é inglês e não tínhamos outro jeito de nos comunicar a não ser falando inglês. Meu inglês não era perfeito, sempre tive muito medo de falar errado, eu escrevia bem melhor do que falava, e falava muito mais do que entendia! O acento inglês muda muito de um lugar pra outro, e Manchester é a cidade que tem o maior número de línguas estrangeiras da Inglaterra (aqui tem muitas faculdades/cursos e a cidade é cheinha de estudantes), então seriam muito mais sotaques pra entender e eu sabia que ia sofrer um pouco em relação a isso. Apesar da pressão, sempre tive na minha cabeça que se não desse certo, voltaria de cabeça erguida pro Brasil.

Mas diferentemente do que eu achei que aconteceria, de que eu sofreria muito pra me adaptar, a minha reação foi completamente diferente.



No avião a caminho de Manchester, passou um milhão de coisas na minha cabeça, não sou a pessoa mais aberta do mundo, não gosto de mudanças drásticas e não lido bem com o inesperado ( sou bastante branco e preto hehe). Mas no meio do voo me deu um clique, e se eu tinha decidido passar esses 4 meses fora de casa, a escolha foi minha, ninguém decidiu por mim, ninguém me obrigou, então eu teria que me abrir pra todas as mudanças que estavam por vir, e aceitar que as pessoas, a cultura, o clima, a cidade, os meus hábitos e os do Mike seriam todos diferentes do que eu estava acostumada, e em vez de eu me desesperar, eu sabia que a única pessoa que ia realmente sofrer seria eu mesma, e essa mudança de atitude fez com que a minha adaptação fosse muito mais amena! Até hoje quando penso no processo todo ainda me surpreendo! Vou contando aos poucos!

Outra coisa que me ajudou muito foi que como eu já tinha vindo visitar o meu marido antes, o baque não foi tão grande... Eu já tinha uma idéia de com a cidade era, de como funcionava e eu tinha o Mike como "guia"! Durante o primeiro mês, eu ainda andava com o mapa, me perdi algumas vezes, mas foi bom porque eu tinha que arrumar um jeito de voltar pra casa! 
Vou fazer um post sobre Manchester pra contar um pouco mais sobre a cidade, podem esperar!

Beijos,

Lu

No comments: