Assim que decidi que vinha pra Manchester para estudar, procurei várias escolas, queria que fosse uma escola séria, que fosse aceita pelo governo inglês e que além do curso de business English, tivesse curso preparatório para o IELTS (International English Test System) já que naquela época, eu ainda estava pensando em fazer uma pós graduação aqui, e pra entrar na faculdade você precisa de um desses testes certificados.
Até que achei a IH Manchester, que tinha exatamente o que estava procurando. O Mike ligou pra eles pra saber como funcionava, e depois tivemos uma longa troca de emails, eles foram extremamente prestativos, me passaram todas as informações sobre o visto de estudante, como funcionava o IELTS e fizeram a reserva da prova por mim.
Sobre o visto de estudante (Student Visitor Visa), como eu ia ficar menos de 6 meses, eu não precisei pedir um visto pro Consulado Inglês no Brasil. Para passar pela imigração, a escola me enviou por DHL uma carta (Visa Letter) em que a escola afirma que irá me "patrocinar", essa carta tem todos os meus dados, a data em que o curso começava e acabava, além da descrição do curso que eu ia fazer mas o mais importante é o carimbo do governo.
O processo:
Quando decidi quantos meses ia fazer o curso (15 horas semanais por 12 semanas, sendo 8 fazendo curso de business e 4 de preparação para o IELTS), fiz uma entrevista via Skype para eles saberem qual era o meu nível de inglês, e depois marcaram a minha prova do IELTS para o final do curso.
Eles são burocráticos, tive que responder alguns questionários (um deles vai para a imigração), tive que mandar meu diploma da escola, da faculdade, todas as matérias que eu fiz na faculdade, mandar cópia do meu passaporte, além do meu visto americano e todos os carimbos que eu tinha. Eles realmente levam esses documentos super a sério, e sua entrada na escola vai depender disso.
O pagamento foi feito em duas fases: primeiro o depósito para reservar a vaga (15% do valor total do curso), e o valor restante 2 semanas antes de começar o curso.
Depois do pagamento dos primeiros 15% eles mandaram o Visa Letter, que você terá que entregar na imigração da Inglaterra.
A escola:
A escola fica bem no centro de Manchester, tem alunos do mundo inteiro, quando eu estava lá tive colegas da Espanha, Suíça, Alemanha, Suécia, Arábia Saudita, República Tcheca, Áustria.
A escola é super organizada, tem várias classes, e eu achei os professores excelentes. O modo que eles te ensinam é diferente: eles te ensinam técnicas para que você seja mais fluente, além de como falar em público, como trabalhar em grupo, como ler textos grandes, como se portar diante de entrevistas, como entrevistar, como se portar em reuniões, que tom de voz usar, e muitas expressões para serem usadas dentro dessas situações que fazem você se sobressair, é realmente muito interessante. As aulas são dinâmicas e há apenas alguns alunos por classe, o que dá a oportunidade de o professor te dar a atenção necessária. A escola também proporciona vários encontros fora da escola para que você aprenda inglês em outras situações, além de conhecer seus colegas de classe.
O preparatório para o IELTS foi intenso, eles forneceram todo o meu material de estudo, me ensinaram a escrever um S.A. que é como se deve escrever a redação, tem toda uma técnica, tive muita conversação, e os professores me davam bastante lição de casa, durante uma semana eu fiz o exame completo pra treinar, os professores sabem muito sobre o teste me passaram várias dicas.
A escola também proporciona acomodação em casas de família, eu não precisei porque ia morar com o Mike.
A IH Manchester também tem cursos básicos de inglês. Eles também dão aulas para adolescentes e tem um programa que além das aulas de inglês, também podem jogar futebol.
A minha experiência:
Primeiro de tudo a imigração: Brasileiros não precisam tirar um visto para estudar MENOS de 6 meses. Eu resolvi fazer uma pasta que continha todos os documentos que eu precisava apresentar na imigração: Visa Letter, um comprovante de renda brasileiro, um comprovante de renda com Libras (era do meu cartão de débito com Libras, fiz o Travelex pela agência Novo Mundo) no qual tinha a quantia exata de dinheiro que eu precisava ter para me sustentar (na época era de 800 libras mensais), e eu imprimi TODOS os emails trocados entre a escola e eu, e uma carta (Letter of Invitation - exemplo aqui) escrita pelo Mike, já que eu não ia ficar em casa de família. O ÚNICO documento que eu esqueci (e o MAIS IMPORTANTE) foi uma cópia do recibo da escola, que comprovava que eu já tinha pagado todo o curso. Por essa falta, eu tive que ficar 15 intermináveis minutos numa sala de espera, agonizando porque eles foram checar com a escola se eu realmente tinha pago. Mas depois me liberaram. A imigração realmente não facilita, por isso quanto mais organizado você for, melhor, tenha muita calma e paciência com eles (mesmo que eles não tenham com você) e não demonstrem nervosismo, porque é aí que eles deitam e rolam. E claro, seja verdadeiro, NUNCA minta porque isso pode te complicar bastante e as consequências são muito ruins!
Sobre o curso: a cada semana tinha gente nova na minha classe, eu pensei que as pessoas ficavam mais tempo, mas normalmente faziam o curso por 2/3 semanas e iam embora. Então foi muito difícil pra fazer amigos.
Eu fui a aluna que ficou mais tempo, 3 meses, mas eu aprendi demais, uso muitas das técnicas enquanto estou trabalhando.
Sobre o resultado do IELTS eu consegui uma boa nota (6 do total) mas não foi suficiente para fazer a pós ( precisava de 6.5/7). Rios de lágrimas, mas meus professores falaram que com certeza deve ter sido porque eu estava nervosa, se ofereceram para escrever uma carta me recomendando e que garantiam que eu tinha capacidade de entrar. Mas eu acabei desistindo de fazer a pós, primeiro que eu não gosto de estudar (fazer o que?), os cursos são extremamente caros, e gastar dinheiro pra não aproveitar eu achei demais e além disso porque o governo inglês estava complicando os imigrantes para conseguir um emprego, o que era o que eu mais queria.
É isso! Sei que é muita informação, sorry. Mas acho que é legal dar bastante informação. Porque deve ter gente passando pela mesma situação!
Beijos,
Lu
3 comments:
Olá, Lú! Muito obrigada por explicar tudo tão direitinho e já com os links. Mas afinal, tu conseguiste um trabalho em Manchester? Qual era o teu nível de inglês antes do curso? Bjooo
Claudia, eu consegui sim, no meu caso, eu só tive permissão pra trablhar com o meu visto de casada. Para trabalhar legalmente aqui, você precisa de um visto que te dê permissão para isso (e não é qualquer tipo de visto). Quem vem estudar menos de 6 meses, é proibido por exemplo. Para quem tira Visto de estudante (pra pessoas que ficarão mais de 6 meses), o curso que a pessoa irá fazer precisa ser credenciado com o governo, além disso, ainda assim o governo inglês tem complicado a vida dos imigrantes que querem trabalhar, já que você só pode trabalhar algumas horas por dia, por alguns dias da semana.
Tive uma amiga que estava fazendo pós graduação em Londres, numa das melhores universidades de lá, e só deram permissão pra ela trabalhar 2 horas por 2 dias da semana. Ela falou que isso também tinha acontecido com algumas amigas dela.
Meu nível de inglês era intermediário, e o curso fez uma diferença incrível no meu inglês principalmente na parte de leitura e fala.
Não sei se te ajudei, mas dá uma pesquisada no site do UKBA (um dos links que coloquei no post), lá você vai ter todas as informações certinhas, eles mudam muito as regras de ano pra ano, e tudo isso já faz 2 anos.
Beijos!
OK. Obrigada, Lu!
Post a Comment