Thursday, December 6, 2012

Sonhar...

Ontem faleceu um dos gênios e dos mais importantes representantes da arquitetura brasileira. Oscar Niemeyer nos deixou aos 104 anos e apesar de eu ter muito para falar e celebrar de sua obra não é exatamente o seu legado que me admira tanto. Grande parte da minha admiração está ligada ao amor que ele sentia pelo seu trabalho.
A maior parte das pessoas que eu conheço, incluindo eu mesma, estão sonhando com o plano B ou C... Ou seja, o plano A não é exatamente o que as faz feliz. Ele é visto como um meio para chegar em outro lugar distante. Então eu fico absolutamente perplexa quando encontro pessoas que estão vivendo um plano A com plenitude, ou seja, o plano A para elas é o fim. São aquelas pessoas que amam o que fazem, e esse amor tão grande faz com que o trabalho traga um imenso prazer. São essas as pessoas que realmente deixam um legado, o seu trabalho se confunde com a sua essência e se confunde com a sua personalidade. O trabalho é o que elas são.
Sabe quando você encontra pessoas que sonham com a aposentadoria e com o que vão fazer de incrível quando chegarem lá? Quando encontro um gênio, como o Niemeyer, que trabalhou praticamente até o último dos seus dias e que deixou uma obra tão extensa como a dele, fico emocionada e admirada. Afinal de contas, nunca precisou ter o plano de se aposentar. Pode ser que ele tenha se dado ao luxo de fazer apenas projetos que trouxessem imenso prazer, ou que com o passar dos anos e a medida que cresceu em sua carreira pôde simplesmente passar para outros partes do seu oficio que não o agradavam. Mas até o final dos seus dias ele foi arquiteto e exerceu a sua profissão por todo o tempo que pode. Não é admirável?!

1 comment:

Marta Zanetti said...

Que texto lindo! Para mim, esse é o maior luxo da vida, amar tanto o que você faz, que não existem diferenças entre o seu trabalho e sua vida pessoal. Espero poder chegar neste nível de felicidade e realização. beijos