Friday, August 17, 2012

Run Baby: Comer para Correr...

Eu contei na última segunda feira brevemente sobre a minha nova dieta e como era de se imaginar recebi um monte de emails perguntando mais detalhes! Antes que eu receba os comentários de que não preciso de regime e que estou exagerando, acho importante já esclarecer que o meu objetivo não é perder peso e sim emagrecer... Agora tenho certeza de que tem gente que vai ficar se perguntando se os dois não são a mesma coisa, mas não são! Perder peso é quando você simplesmente diminui o número mágico na balança independentemente se perdeu gorduras ou músculos. Emagrecer por outro lado significa literalmente perder gorduras, e no meu caso preciso literalmente fazer uma troca de gorduras por massa magra (músculos) sem alterar o meu peso. E tudo isso para aumentar o meu rendimento na corrida e aumentar a velocidade, além de evitar lesões! Como o impacto da corrida é muito intenso, é super importante que eu faça um trabalho de fortalecimento muscular para evitar lesões desnecessárias. Então em conjunto com a nova dieta, também estou fazendo musculação.

Voltando ao assunto da dieta: eu procurei o nutricionista Marcelo Ferro e ele me convenceu de que eu preciso respeitar o meu processo digestivo afim de conseguir absorver todos os nutrientes de forma mais eficaz. E foi ele que me deu aquela tabela mágica que mostrei na segunda feira: aquela tabela hiper colorida basicamente mostra quais alimentos combinam entre si e que por essa razão podem ser consumidos conjuntamente. A base da teoria é que quando se mistura carboidrato a proteína em uma mesma refeição, o tempo de digestão aumenta um absurdo, o que além de te deixar com sono depois de comer, ainda estimula o acúmulo de gorduras no corpo. Tudo isso porque além do processo digestivo das proteínas e carboidratos ocorrer em locais diferentes (as proteínas são digeridas no estômago e os carboidratos na boca e no duodeno), elas precisam de meios diferentes para a digestão (a proteína é digerida em uma meio ácido e os carboidratos em um meio alcalino). Então quando você consome tudo junto ao mesmo tempo é uma bomba para o sistema digestivo!

A fórmula que de mágica não tem nada, já que é um esforço desgraçado no começo pois você tem que entender tudo o que vai nas receitas que está acostumado a comer, é você sempre respeitar a hierarquia do processo digestivo: primeiro o carboidrato, depois a proteína e os legumes, e por último a salada. Além da questão de separar os alimentos para comer na ordem certa, a teoria ainda diz que é preciso respeitar o cronograma do nosso organismo, pois o corpo precisa de nutrientes diferentes em cada momento do dia, de acordo com o ciclo do dia... O que também faz todo sentido! Enfim, obviamente eu não sou a especialista, então recomendo muito o meu nutri! É sempre bom lembrar que cada um é cada um, e as especificidades da dieta (o que comer, em que quantidade...) são muito particulares, dependem dos objetivos, da saúde, do nível de atividade e do organismo de cada um.

Mas posso dizer que depois de testar a teoria, na prática tenho me sentido com mais energia e não fico mais sonolenta após as refeições, além de sentir que o processo digestivo como um todo, se é que bem me entendem, está muito mais eficaz. Lógico que um dia por semana ganhei um “Day-off” de presente do meu nutri, e aí posso comer sem culpa aquele Spaguetti a Carbonara que tanto amo sem me preocupar que os carboidratos e as proteínas estão fazendo um festival no meu estômago! E prometo que conto daqui há alguns meses sobre os resultados factuais!

Marcelo Ferro Nutrição
T: 11 5049-0434 / 11 2478-4604

1 comment:

Natasha said...

Oi Cami, gosto muito do seu blog e me identifiquei super com esse post.. Tenho 1.70 e peso 59kg e as pessoas falam que nao preciso emagrecer, mas na verdade o que eu quero eh diminuir minha porcentagem de gordura... Do final do ano passado para agora minha porcentagem caiu de 22% para 17%.. Eu queria chegar a uns 14, pq faco esportes tbm e seria otimo para melhorar o desempenho! Seria legal voce fazer um post mostrando oq vc comeu durante a semana, inclusive antes e depois dos treinos... Aposto q iria ajudar mta gente aqui!!
Outra coisa, nada a ver com o post, eu estou indo para NY semana que vem e vou ter que escolher apenas um museu para ir, pois vou estar com pouco tempo, estou indo para o US Open, enfim, jah fui no museu de historia natural.... Vc aconselharia mais o met ou moma??
Tksss e parabens pelo blog!!!
www.type2you.com