Pages

Friday, July 6, 2012

Run Baby: treinando com assessoria

Quando eu contei a história sobre o que me levou a começar a correr (aqui!) eu comentei que tinha feito tudo por conta própria e que não tinha um treinador. O que sem dúvida alguma está longe do ideal! Eu inclusive recomendei para quem estivesse começando que procurasse uma assessoria esportiva para direcionar os treinos e etc. Mas quando disse isso não tinha idéia de que uma assessoria fosse tão importante! Afinal de contas, nunca tinha testado antes e quando ia correr eu simplesmente calçava o tênis e ia para o parque! Corria no ritmo de sempre, no mesmo percurso, no mesmo tempo, sempre do mesmo jeito. Por enquanto que eu estava apenas correndo por correr isso até parecia ok, mas quando comecei a trilhar distâncias maiores e a correr provas comecei a sentir falta de um direcionamento profissional.

Eu fiquei uma louca enfurecida por corridas e comecei a me inscrever em tudo que era prova (só nesse ano já foram 8 delas!!!) e comecei a perceber que obviamente estava amarrada no meu ritmo de sempre, e não conseguia mais melhorar o meu tempo nas provas. Além disso, comecei a enjoar um pouco das corridas semanais, principalmente quando precisava fazer na esteira.

Conversando com amigos corredores a conclusão foi unânime: eu precisava de uma assessoria esportiva! E 1 mês depois de ter procurado a Run&Fun vou contar como foi para vocês! A primeira descoberta pode parecer óbvia para alguns, mas a verdade é que ter um bom treinamento e um assessoramento adequado são umas das partes mais importantes para um corredor, pois apesar de parecer simples, correr não é tão fácil quanto parece. Não é simplesmente calçar um tênis adequado, colocar o ipod e correr por correr, pois apenas aumentando a distância e o tempo de corrida poderá até trazer benefícios no começo, mas depois de algum tempo você atingirá um platô, assim como eu, e não conseguirá quebrá-lo mais.

Em resumo: me arrependo muito de não ter procurado uma assessoria antes! Resolvi fazer então uma listinha de 10 razões que me fizeram amar correr com a Run&Fun:

1. Os meus treinadores (nesse caso o fantástico trio Renatinha, Marquinhos e Maurício) me ajudaram a estabelecer metas futuras plausíveis aonde gradativamente posso testar os meus limites para alcançar novas fronteiras! Estabelecer metas é hiper importante para que o treino tenha um propósito, seja essa meta perder peso, ou aumentar a distância, ou diminuir o tempo, ou uma prova específica como chegar a uma meia maratona por exemplo.
2. O meu preparo físico melhorou consideravelmente e tenho sofrido bem menos, sem contar que os treinos ficaram muito mais dinâmicos e menos cansativos, mesmo sendo muito mais intensos!
3. Mesmo correndo a mesma distância semanal que já estava acostumada, os treinos diversificados já trouxeram resultados no meu desempenho em prova: abaixei 3 min no percurso de 10km da Track&Field Villa Lobos da primeira para a segunda etapa! Para quem não corre pode parecer pouco, mas esses 3 minutos foram ao custo de muito suor e me deixaram extremamente feliz!
4. Fico ansiosa pelos treinos, principalmente porque mesmo durante os dias de semana eu não tenho mais corrido na esteira! Meus treinos são sempre externos e nem medo de chuva tenho mais!
5. Conheci um monte de gente nova e muitas vezes não corro mais totalmente sozinha, o que também tem sido muito divertido! Sem contar que correr em equipe, mesmo que no parque a noite, me deixa muito mais segura!
6. A sensação de fazer parte de um time é também um belo motivador e a troca de experiências com os treinadores e com os demais corredores é hiper rica!
7. Não tenho mais sentido dores que antes eram recorrentes: quando a carga do treino é bem calibrada, as chances de lesões ficam muito menores! Ao contrário do que muitos leigos pensam dor não é sinômimo de eficácia, e sim de que tem algo errado no seu treino.
8. Sinto muitas vezes que os treinadores estão sempre zelando pela saúde dos alunos e pela segurança do treino em si. Perguntam muitas vezes como o meu corpo está respondendo aos treinos, o que me deixa mais segura para testar os meus limites e os ajuda a identificar se a carga dos treinos está correta.
9. Os treinadores estão sempre de olho na nossa postura, o que ajuda a corrigir vícios de corrida que eu nem sabia que tinha, o que também ajuda no desempenho e evita esforços desnecessários e lesões ainda mais desnecessárias.
10. Para fechar com chave de ouro: eles oferecem toda a estrutura de hidratação/alimentação nos treinos e também nas principais provas! Para quem vai fazer treinos mais longos sabe que isso faz toda a diferença...

Por todas essas razões recomendo muitíssimo para quem está começando ou também para quem está correndo por conta! Eu escolhi a Run&Fun, mas existem muitas outras. Aqui vai um link com mais opções! Bora correr?

3 comments:

  1. Boa! Já corri com assessoria, qdo eu decidi começar a correr, e decidi que iria fazer uma meia maratona. Meu plano teve que sofrer alterações, a idéia era fazer a meia no final de 2008 mas fiz mesmo no meio de 2009. A do RJ, que rolou esse fds nesse ano. Maravilhosa. Parei de correr (com assessoria) no ano passado qdo entrei num curso de pós graduação, mas morro de saudades, devo voltar, at[e pq o curso acabou! :-)

    ReplyDelete
  2. Boa! Já corri com assessoria, qdo eu decidi começar a correr, e decidi que iria fazer uma meia maratona. Meu plano teve que sofrer alterações, a idéia era fazer a meia no final de 2008 mas fiz mesmo no meio de 2009. A do RJ, que rolou esse fds nesse ano. Maravilhosa. Parei de correr (com assessoria) no ano passado qdo entrei num curso de pós graduação, mas morro de saudades, devo voltar, at[e pq o curso acabou! :-)

    ReplyDelete
  3. Ahhh o uniforme MAIS LINDO DA VIDA de assessoria de corrida!!! AMO INCONDICIONALMENTE a RF!!! To muito feliz de ver que você está com eles! Marquinhos me conhece.. fez meu lactato antes da Maratona de Paris, e é um fofo... mas meu treinador era o Daniel.. vc deve cruzar com ele nos longos de sábado na USP... infelizmente esse mês acabei me desligando da RF, por uma série de fatores que nada tem a ver com eles... estou sentindo já uma saudade absurda... dê um beijo neles por mim?! rsrsrs Bons treinos pra você! Beijo

    ReplyDelete

Seus comentários são mais que bem vindos! Eu leio todos com o maior carinho e me ajudam a delinear o conteúdo do blog! bjos! Cami