Friday, July 27, 2012

Run Baby: À procura da grandeza

Vocês viram a nova campanha da Nike? Linda né... Sempre fico pensativa quando vejo esses comerciais motivacionais e fico me perguntando sobre o que realmente nos motiva. No final do dia, tudo o que nos propomos a fazer na vida em algum momento esbarra no fantasma da motivação! São tantos vídeos motivacionais incríveis que estão espalhados pela web, a começar pelo clássico “Wear Sunscreen”, e fico aqui pensando se eles realmente ajudam? Funcionam nos primeiros dias, fico hiper motivada lembrando do conteúdo deles, mas com o tempo vou esquecendo e quando vejo preciso de uma nova dose motivacional...

Motivação é na minha singela opinião um costume, um hábito. A única forma de realmente tornar motivação um sentimento real é fazer dela uma rotina. E para se manter motivado a longo prazo, acho que a fórmula é praticar todos os dias esse hábito. Aliás diria que para mim, a fórmula ideal para me manter motivada é manter uma lista com objetivos claros e com um plano de ação também claro e direto para alcançar tais objetivos. Com isso em mente, tento procurar pequenas coisas para me motivar a continuar focada para conseguir chegar a tais objetivos. E isso vale tanto para o esporte quanto para as demais áreas da nossa vida.

O que me chamou a atenção nesse vídeo da Nike é o fato de abordar a grandeza. O que é grandeza para vocês? Lembro antes de começar a correr e que ficava sentada na praia admirando aqueles corredores incríveis que mesmo com aquele calor escaldante continuavam a voar com as suas passadas. A grandeza deles ultrapassava os limites do corpo, era bonito de se ver. Ficava imaginando como deveria ser delicioso conseguir fazer aquilo e morria de inveja daquela sensação de prazer que eles me garantiam que sentiam ao correr e que eu não conseguia sentir de maneira alguma. Então quando assisti o vídeo amei a forma em que eles abordaram essa grandeza e mostraram que ela está ai para todos. Não é só bonito, é a verdade. Mas é claro que a grandeza não chega de graça como um presente. Não é um jogo de mega-sena, que você joga e fica milionário sem esforço algum.

No dia em que percebi que o ditado clássico “no pain, no gain” estava mais do que certo foi o mesmo dia em que venci o fantasma da falta de tempo, da inaptidão para a corrida, da falta de fôlego, .. enfim, fui matando todos esses fantasmas um a um. Decidi criar um objetivo claro que era conseguir correr 5km feliz e sem sofrimento. Mas tenho que confessar que realmente antes de sentir o prazer que sinto hoje, sofri muito! E para alcançar meus próximos objetivos continuo sofrendo durante os treinos, mas juro que quando termino estou hiper feliz.

Quando a gente treina treina treina, sofre sofre sofre, mas chega no dia da prova e bate o maldito objetivo é uma sensação maravilhosa! Todos que fazem algum tipo de esporte sabem disso, seja o seu objetivo terminar a prova, diminuir o tempo ou perder peso... E essa forma de encarar nossos objetivos, num mix de foco com motivação, acaba funcionando para todas as áreas da vida! Por essas e por outras que hoje consigo enxergar o quanto o esporte é importante, não só para manter a saúde, mas também para tornar a busca da motivação um hábito. Eu não enxergava isso quando era adolescente e não gostava de esportes porque não queria ficar despenteada (hahahahahahahaha....)! Mas hoje enxergo isso e posso dizer que manter uma rotina esportiva e ter objetivos claros me ajudou muito a olhar as outras áreas da minha vida com outros olhos (e com muito mais saúde é claro!). Alcançar a grandeza não é uma utopia, é uma coisa real e posso garantir que vale cada gotinha de suor. Find your greatness!!!

2 comments:

Marina said...

Sabe Cami, estou adorando essa fase do blog de diferentes temas a cada dia e gosto ainda mais da sexta feira porque eu tenho tentado começar a correr.
Acho lindo demais correr!!!
Já fiz uma provinha, bem de leve. Mas na correria eu sempre me pego na desculpa do cansaço pra não ir treinar... aí fico sempre começando denovo, denovo e denovo... aí não saio do lugar né =S
Gosto de passar aqui e me motivar,
mas mais do que isso agora vou me motivar e agir de verdade... não há desculpa que resista a foco e determinação e isso a gente não nasce com, a gente desenvolve não é?
To motivada pelo seu exemplo, e por outros como o do meu irmão que começou do zero e tá voando nas provas!!!
Obrigada viu e queria pedir pra continuar sempre postando porque nos enche de motivação e coisa boa.
Bjão!!!

Juliana Rosa said...

Adorei o texto, concordo plenamente com o que disse sobre a grandeza não ser um presente que vêm de graça.. aliás, eu tenho tatuado "no pain, no gain", pq é uma coisa que acredito muito mesmo !
Só fui diferente de vc em um ponto, fui esportista desde criança, daquelas que ficam completamente bagunçadas !! kkkk(Hj não fico mais bagunçada, pq descobri a trança embutida ! hahaha).
Bjs !!!