Quem escuta a rádio de manhã em SP já está se acostumando a ouvir sobre arrastões a restaurantes... É tão comum que toda vez que eles começam a noticiar a manchete já fico tentando adivinhar quem foi a vítima vez.
Então chegou a hora do desabafo! Penso que é realmente um problema grave e que é responsabilidade dos órgãos públicos chegar a uma solução para acabar com essa e outras pataquadas que os paulistanos tem que enfrentar no dia a dia (arrastões a prédios, seqüestros relâmpago, ....). Eu como cidadã paulistana e "contribuidora" de impostos me sinto obviamente revoltada com a situação. Lembro perfeitamente de que para mim o maior luxo de se morar em NY foi ter o privilégio de andar livremente pela cidade sem ter que me preocupar com a falta de segurança. Agora, além de nos preocuparmos a cada vez que paramos em um semáforo e tomarmos muito cuidado ao entrar e sair de casa, ainda precisamos ficar atentos em restaurantes. Quando saio para algum restaurante de rua, já não saio com jóias, nem com a bolsa xodó e tento levar apenas um cartão de crédito para não passar pelo perrengue de ter que cancelar e tirar de novo todos os cartões e documentos infinitos que na minha carteira moram. Não é um belo absurdo? Além disso tenho preferido restaurantes de shoppings que aparentam ser mais seguros. E além disso ainda fico atenta com o entra e sai de clientes dos restaurantes, para não ser pega de surpresa quando o inevitável acontecer.
Mas aqui vai o real desabafo. Dito tudo o que expressei antes e que precisamos de uma ação mais eficiente dos órgãos públicos, um sistema prisional e jurídico mais eficientes também, e blá blá blá whiskas sachê... Você já deve estar pensando se quero além de tudo isso um chá inglês com biscoitinho para acompanhar né? E a verdade é que eu quero sim! Acho um tremendo absurdo e um real desrespeito com a clientela estarmos dispostos a pagar cada vez mais caro nos restaurantes da cidade, afinal de contas os preços dos pratos nos restaurantes subiu um absurdo nos últimos dois anos, e nenhuma parte dessa receita ser aplicada em segurança particular. Pronto falei! Assim como o serviço de manobristas, a segurança deveria ser uma das despesas fixas de um restaurante, porque já que a policia não é capaz prover a segurança para os cidadãos, os restaurantes tem que ser responsáveis pelo bem estar de seus clientes, e bem estar hoje não é só composto por um ambiente agradável e um serviço impecável. Minha posição pode ser considerada polêmica por muitos, mas assim como na minha casa a segurança faz parte das minhas despesas mensais, espero o mesmo dos restaurantes que freqüento. Ou vou prefirir convidar os amigos para um belo jantar em casa, e passar longe dos arrastões a restaurantes e de seus preços abusivos.
Assim como um investidor tem que embutir o custo Brasil quando vai avaliar um investimento em nosso rico país, o dono de restaurante ou chefe de cozinha precisa considerar o "custo São Paulo" na hora de abrir um estabelecimento na cidade e a segurança de clientes e funcionários deveria fazer parte desse custo.
Aqui vai a opinião singela de quem ama sair na cidade e gostaria de ter o direito de freqüentar os restaurantes paulistanos sem ter que participar da "experiência eletrizante" de um arrastão. É pedir muito?!
Portanto donos de restaurantes, nada de dar de ombros, colocar a sorte na roleta, e dizer "Arrastões?! E eu com isso?!"... Está mais do que na hora de tomarmos uma atitude. A exemplo fica aquela rua no Morumbi aonde os moradores se juntaram para investir conjuntamente num serviço de ronda e segurança particular para dar um basta aos assaltos freqüentes. Solução tem que existir e está na hora de vocês fazerem o mesmo e pensar numa ação conjunta.

2 comments:
Olá Cami!
Sou um leitor do blog, há um tempinho. Qdo sua casa saiu no blog da Valentina.
Gosto muito do conteúdo! :) Eu encaminhei esse texto para alguns amigos que tem restaurantes em SP.
Eu acho que realmente a saida é dessas ações conjuntas, que somem forças para deixar a nossa cidade (amaaaaaaaada) mais habitável.
Noto que estamos a cada dia, mais enclausurados. Moro em um dos residênciais de alphaville, e tem gente que investe em segurança particular dentro do próprio condomínio (!!!) é um absurdo total!!
Mas vamos nos adaptando, acho que é necessário p/ quem decide viver em uma metrópole, né? Bjos!
Realmente eh uma situacao preocupante, mas nao vale culpar as vitimas. Um restaurante assaltado eh tao vitima quanto qualquer cidadao individual. O problema nao sera resolvido pura e simplesmente por meio de seguranca patrimonial privada. Se pensarmos em tempos levemente passados, buscando a Nova York citada em seu texto, temos que por la tambem se viveu um periodo de inseguranca urbana pesada, vencida tao somente quando o Poder Publico resolveu cumprir seu indelegavel papel.
Post a Comment