Wednesday, April 4, 2012

Run for fun: como tudo começou!

Desde que comecei a falar sobre correr e como estava amando esse novo hobby (tenho um ponto ótimo sobre isso no ultimo parágrafo...) me pediram um post sobre como tudo começou! A primeira coisa que posso dizer é que já tinha feito inúmeras tentativas de começar correr e nunca tinha conseguido evoluir a ponto de correr mais que um minuto sem antes morrer. Então se algum dia na vida você acordou pensando em mudar a rotina e começar a correr e quando realmente chegou no parque percebeu que era fisicamente impossível, não se assuste nem desista... O começo é com todas as letras uma bela dureza!

Uma coisa que sugiro se não está acostumado com exercícios e está fora de forma é procurar uma assessoria esportiva como a Run&Fun por exemplo... É ideal também que esteja com seus exames em dia e que faça uma avaliação física. Não quero ninguém morrendo porque seguiu minha história, pois eu fui aprendendo (sim você tem que aprender a correr! Hahahaha) na raça e sem dúvida essa não é a melhor forma!

Antes de começar a contar a história de fato digo que correr tem uma regra primordial: "respeitar o seu corpo e os seus limites". Uma pessoa que nunca correu não consegue correr uma maratona do dia para a noite. As pessoas que chegaram lá treinaram e se dedicaram muito antes de conseguirem tal feito. Isso é uma regra muito importante para que a corrida seja uma atividade verdadeiramente saudável!

Bom, vamos à história... (Preparem se para o momento "meu querido diário", hahahaha!)

Sempre fui um ser sedentário, mas em compensação nunca tive problemas com o meu peso até 2 anos atrás. Eu era a típica "magra de ruim" e que podia comer o que desse na telha. Isso até o dia em que fiz 25 anos. Não sei como foi com vocês, mas de verdade no dia em que completei o meu primeiro 1/4 de século tudo mudou.

O meu corpo começou a responder de outra forma a toda a junk food que sempre comi e comecei a brigar com a balança. Eu sou alta e comprida, então esse ganho de peso no começo não aparecia para o mundo exterior... Mas com o tempo, quando as roupas que mais gostava começaram a me deixar desconfortável, e os kgs a mais viraram um montão resolvi tomar vergonha na cara!

O primeiro passo foi me inscrever no Pilates! Já indiquei o lugar aonde faço aqui! E graças ao Pilates ganhei um equilíbrio que nunca tive! Então recomendo muitíssimo. Ele realmente mudou o meu corpo e me fez ter uma consciência corporal e espacial que fez muita diferença. E olha que eu era o ser mais descoordenado da face da Terra.

Mas depois de alguns meses no Pilates percebi que não era ele sozinho que ia mudar a minha vida... Pois ainda faltava aliar a esse trabalho muscular uma atividade cardiovascular. No inicio comecei freqüentando a academia do clube e me dediquei muito naqueles aparelhos elípticos. Esse exercício tem um menor impacto então foi ideal quando eu estava começando! Mas logo comecei a ficar entediada...

Sentia falta de ter mais liberdade de movimento, pois o exercício no elíptico me parece meio preso, e comecei a explorar a esteira!

Aqui começou o verdadeiro desafio! No começo andei muito, tentando intercalar o tempo da caminhada com o da corrida, andando 2 min e correndo 1 min. Com o passar das semanas fui testando meus limites... E comecei por exemplo a intercalar 1km de corrida com 500m de caminhada. E assim fui evoluindo! Até que me tornei o típico hamster, ahahahaha... Achava que correr na rua era péssimo sem nunca ter nem tentado! E me contentava com 7km correndo na esteira direto sem problemas!

Até o belo dia que a minha esteira quebrou (acreditam que acabei comprando uma?!) e como o cara não podia consertar ela no mesmo dia que aconteceu esse incidente, acabei indo correr no parque! Foi um caminho sem volta! Que delicia é acordar cedinho e ir correr no parque! A sensação de liberdade é deliciosa! E com a ajuda dos apps para o IPhone que tem o GPS para a corrida foi perfeito pois conseguia acompanhar a minha evolução! Mas ainda assim não passava de 7km...

Foi então que alguém do meu trabalho me convenceu a correr a primeira prova!!! Estava morrendo de medo, não sabia aonde colocava o chip, o que fazia com o número de peito... Enfim foi uma experiência toda nova! Mas foi incrível e posso dizer que nada se assemelha com a energia de uma prova, todo aquele povo correndo junto, foi demais! Era uma prova de 5km e me lembro que ao chegar no final fiquei até triste porque terminou muito rápido... E aí esse só foi o começo... Comecei a correr provas de 10km e agora continuo testando os meus limites! Viciei!!! Fico de mal humor nos dias que não corro e sinto a maior falta da adrenalina quando fico muito tempo sem correr uma prova!

E chamo a corrida de hobby, pois tudo o que fica nessa categoria de diversão e não de obrigação merece esse lugar privilegiado na categoria hobby!

5 comments:

Anonymous said...

Cami, vc é uma querida.
Tenho esse sonho de correr no parque ha anos mas sempre o que consigo fazer é uma caminhada, e me da medo evoluir.
O post foi super inspirador. Prometo que vou tentar.
Bjos,
Marilia

Carolina said...

Oi Cami, adorei o seu diário! Rsrsrs! Vc perdeu muito peso com a corrida? Ainda faz pilates ou teve que partir para a musculação, para fortalecer os músculos? Preciso de coragem para começar!Bjos!

Isabela said...

Eu também era total sedentária, ano passado descobri que estava hipertensa e decidi mudar de vida. Comecei a andar de bicicleta, depois a jogar tenis. Este ano também estou nadando e comecei a correr, uma delicia! Que mudança de vida.. acabou a hipertensão, acabou o mau humor, a insonia.. e a melhora do corpo vem de bonus!

Mariana Manzatto said...

Meu maior plano para o ano que vem: correr!!!!

Anonymous said...

Adorando os posts sobre corrida!!! Faz maissss :)) Beijos, adoro o blog! Sarah