Wednesday, December 28, 2011

My Travel Moleskine

Acabamos de voltar de férias e vou começar a dividir as dicas com vocês!!! A viagem foi incrível e passeamos um monte... O que vai render uma série de posts sobre Londres e Paris! E de quebra ainda visitamos a região do Algarve em Portugal e também temos algumas diquinhas de lá!

Vou começar mostrando para vocês como me organizo para viajar para um lugar novo! Foi o caso de Londres que eu realmente não conhecia e não tinha idéia de como começar a me planejar!

Basicamente eu sou uma colecionadora ávida de dicas de lugares que gostaria de conhecer... Então no meu computador tenho pastas e mais pastas com arquivos de dicas que li em sites, revistas e blogs. Como sabia já há algum tempo que iria para Londres no final desse ano criei uma pastinha especial no meu Google Reader só com as dicas que colecionei de Londres! Fiz a mesma coisa no meu Instapaper e colecionei várias dicas por lá também!

Como era a primeira vez que eu iria para Londres sabia que teria que "mixar" as dicas de lugares fora do roteiro turístico com passeios típicos de quem vai a primeira vez para Londres (London Eye, Tower of London, British Museum, Westminster Abbey, ...). Então comprei um guia de Londres da Time Out e outro Fodor's. São guias típicos e que dão dicas boas do roteiro básico...

Até ai tudo o que falei agora não é nenhuma grande dica, é só uma metodologia que usei para colher todas as dicas para planejar a viagem... Mas o que uma pessoa faz para se organizar e decidir dentre todas as dicas que colecionou??

É aqui que começa a minha grande dica! Eu comprei uns moleskines tamanho mini que são do tamanho perfeito para viagens (exatamente do tamanho de um cartão de credito)... Eles cabem em qualquer bolso de casaco, carteira, bolsa de viagem... Enfim, são ideais para organizar as dicas! Lá eu resumo todos os dados essenciais da viagem: por exemplo endereço do hotel, dados dos vôos e horários, número de reservas... Depois disso enumero cada um dos dias que vou ficar na cidade e começo a escolher quais são os pontos turísticos que vou visitar naquela viagem... (Nunca tenho a pretensão de conhecer tudo em uma só viagem, então escolho o que mais tenho interesse e que cabe no roteiro e começo a subdividir nos dias). E a partir dai misturo o roteiro turístico com as dicas de restaurantes e lojas que quero visitar!

Olha que legal que fica! Sem contar que durante a viagem sempre ando com o caderninho, o que me ajuda a lembrar dos endereços, fazer anotações de novas descobertas, ter em mãos os telefones dos restaurantes e horários em que as atrações abrem ou fecham... Enfim, não consigo viajar sem!!