Sunday, January 2, 2011

January 1st: a clean slate...

Os primeiros dias do ano são sempre muito especiais... Confesso que amo a sensação de que eles nos dão uma chance para melhorarmos aquilo que ainda não tivemos coragem de melhorar ou mesmo forças para fazê-lo ainda. É o que os americanos chamam de "Clean Slate" (ficha limpa) e essa expressão diz tudo o que o ano novo realmente representa para mim. Esse ano dentre as milhares de coisas que passaram por minha cabeça para serem levadas a evolução estão essas sete questões:


1) Lembrar os aniversários das pessoas queridas 
Sempre tive um problema grave com datas e nesse ano quero transformar esse problema em uma coisa menos negativa! Desde já aviso que se eu não lembrar do seu aniversário não quer dizer que você não é querido/a, hahahah... O principio aqui é levar esse conceito a evolução e não a perfeição!

2) Melhorar a minha relação com o meu celular
Foram inúmeras as vezes que ouvi reclamações sobre o fato de que eu simplesmente não atendo o celular! A verdade é que eu não vivo grudada nele e detesto a sensação de que deveria atender a toda ligação pois isso significa que deveria ficar grudada no celular o dia inteiro, coisa que acho cansativa e nem um pouco saudável.  Tem coisa mais chata do que sair com alguém e essa pessoa passar o tempo todo no celular falando com o mundo e esquecendo de você ou mesmo coisa mais irrritante do que aquela pessoa que tem a necessidade de atender o celular no cinema???
Porém sei que muitos gostariam que eu levasse a minha relação com o meu celular mais a sério! Então, em vez de me perguntar porque as pessoas não me ligam em casa quando não me acham no celular ou mesmo me mandam um e-mail ou sms com a questão a ser resolvida para irmos direto ao ponto, acho que será uma evolução verdadeira se eu começar a atender diretamente ao celular com uma frequência um pouco maior! Como disse não quer dizer que vou andar com o celular pendurado no pescoço, pois para completar não posso atender o celular no trabalho... Mas vou aperfeiçoar a arte de atender o telefone!

3) Não levar tudo e nem todos tão a sério
Se tem uma coisa que observei em 2010 foi como algumas pessoas ou situações conseguem me deixar tão aborrecida! Me identifiquei completa e intimamente com o seguinte comentário da Anna Wintour no documentário que amo "The September Issue":

Ao refletir sobre isso durante a passagem do ano percebi que talvez a forma mais eficaz de não ficar tão aborrecida é começar a levar essas situações de uma forma mais "light" e menos séria... Não sei se isso resolverá completamente a questão, mas falando em evolução acho que vai compensar o esforço!

4) Viver o presente
Parece sempre tão simples falar isso né? Viver o presente é uma das coisas mais difíceis que me propus esse ano e também uma das mais importantes! Me pego constantemente me lamuriando pelo passado ou sonhando com o futuro e simplesmente deixando o presente passar... Mas acho que quem tem esse dom é muito abençoado e como todos os aprendizados da vida é uma questão de pura prática! Quem sabe fazer menos listas e simplesmente aproveitar mais o momento presente?! Parece utópico, mas sinto que pode ser real!

5) Cozinhar mais e descongelar menos
Quando terminei de escrever essa questão confesso que me peguei num pequeno ataque de riso! A verdade é que tenho muita vontade de despertar a Julia Child que está dentro de mim (e acho que meu marido também gostaria de encarnar o Jamie Oliver... hahaha...) para me deliciar com comidas mais nutritivas e preparadas com ingredientes mais frescos e menos congelados (não digo menos industrializados, mas pelo menos prontos que os congelados!)... Quem sabe pelo menos uma receita nova por semana seja um bom primeiro passo!

6) Passar menos tempo em frente a TV e mais tempo produzindo novas idéias
Muito da minha falta de tempo atual tem a ver com esse vício diabólico de chegar do trabalho e assistir a novela das 8! Affffff.... A novela termina para lá das 10 horas e quando vejo a noite já está no fim! Então já que a Passione está quase no fim (faltam só 2 semanas!) esse vai ser o ano que não vou me comprometer com a novela (nem com os reality shows diários... ai que vergonha do BBB) e vou aproveitar esse tempo para produzir mais, ler mais, arrumar mais, descansar mais, me cuidar mais e curtir mais!

7) Viajar
Adoro viajar... Não tem coisa que me deixe mais feliz do que começar os planos de uma nova viagem! Lembro como se fosse hoje dos planos do ano de 2009: o principal deles era que íamos (eu e o maridão) viajar mais... A crise veio e atrapalhou um bocado (para não dizer completamente) com esse plano! Agora é hora de retomar! Começamos o ano na praia com amigos incríveis e confesso que em determinados momentos me peguei pensando que estávamos tendo vários daqueles momentos memoráveis da vida (Having the time of our lives...)! Realmente viajar faz com que você saia da rotina e encare a parte boa da vida de frente! Não precisam ser viagens longas: um final de semana pode ser mais do que o suficiente para trazer alegria por um bom tempo! Ainda em Janeiro estamos indo para a Patagônia (estou contando os minutos!!!) e no Carnaval já estamos com tudo acertado para curtir José Ignacio no Uruguai! E mais planos virão!

2 comments:

Anonymous said...

Cami,

Adorei as suas resoluções de Ano Novo e muitas vão ao encontro das minhas, principalmente a de assistir menos TV e a de viajar mais. Eu, para esse ano também não fiz lista nenhuma, quero viver um dia de cada vez, sempre buscando melhorar e agarrar as oportunidades. Feliz 2011 para você!! bjs com carinho. Dani

Carolina said...

Não poderia começar melhor essa primeira segunda feira do ano, ao ler esse seu post!!! Feliz 2011 pra vc!!! Sucesso com as suas resoluções.... Algumas destas resoluções me inspiraram completamente!!! Bjsss