Sunday, July 18, 2010

Tarde de Gula: Chocolate Cupcakes (Receita da Hummingbird Bakery)

No meu aniversário ganhei um presente maravilhoso de uma grande amiga: um kit com o livro da The Hummingbird Bakery e 100 forminhas de cupcakes!!! Para quem não conhece a The Hummingbird Bakery essa confeitaria londrina é um must-go-place para quem ama esses bolinhos tipicamente americanos: eles tem os cupcakes mais deliciosos de Londres! Tenho que dizer que já fiz duas receitas desse livrinho fantástico e tenho que confessar que as receitas são melhores do que as da Magnolia Bakery (parece até pecado falar isso, mas é verdade!!!). Além de serem fáceis, elas rendem 12 cupcakes ao invés de 24, o que é perfeito pois no meu caso acho mais gostoso fazer uma fornada menor (se não eu e o maridão acabamos comendo os 24, e é demais para apenas duas pessoas)!

Receita de Chocolate Cupcakes


Ingredientes para a Massa
100g de Farinha de Trigo
2 1/2 colheres de sopa de cacau em pó
140g de açúcar refinado
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
1 colherzinha de café de sal
40g de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
120ml de leite integral
1 ovo
1/4 de colher de chá de essência de baunilha

Modo de Preparo dos Cupcakes

  1. Pré aqueça o forno a 170°C. Coloque a farinha, o cacau, o açúcar, o fermento, o sal e a manteiga na tigela da batedeira e bata em velocidade baixa até que todos os ingredientes se misturem (se precisar raspe os lados da tigela para incorporar tudo e volte a bater).
  2. Numa outra tigela misture o leite, o ovo e a essência de baunilha. Logo depois adicione lentamente  metade dessa mistura liquida a massa que esta na batedeira. Aumente a velocidade da batedeira para deixar a massa mais homogênea.
  3. Volte a batedeira para a velocidade baixa e termine de adicionar a mistura líquida. E bata por mais 2 ou 3 minutos. 
  4. Agora é só preencher as forminhas de cupcakes (até a metade pois eles irão crescer) com a ajuda de uma colher. Asse de 20 a 25 minutos!
  5. Abra o forno perto desse tempo e teste com um palitinho de dente, se ele sair limpo depois de furar o cupcake está pronto! Tire do forno e deixe esfriar. Agora vamos preparar a cobertura!
Ingredientes para o Chocolate Frosting (cobertura)
300g de açúcar de confeiteiro
100g de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
40g de cacau em pó
3 colheres de sopa de leite integral

Modo de Preparo da Cobertura
  1. Bata o açúcar, a manteiga e o cacau a uma velocidade média até que esteja tudo bem misturado.
  2. Diminua a velocidade da batedeira para a velocidade baixa e incorpore o leite devagar. Assim que estiver bem misturado aumente a velocidade para a máxima e bata por 5 minutos (até que a textura fique leve e mais "macia". 
PASSO FINAL: Assim que os cupcakes estiverem frios vocês podem decorá-los com a cobertura de chocolate! Eu usei um saco de confeitar para ficar mais bonitinho! E bom apetite!!!


ps: dessa vez foi sem fotos do passo-a-passo... Estava sem ajuda na cozinha!

11 comments:

Carina said...

Que tentaçãaaao!Ai, ai, ai... quero já!

Adorei, bjo!

Larissa said...

Cami, ficaram lindos! Aqui em casa o chef é o marido, eu não cozinho mas ele faz petit gateau, torta holandesa, massas, carnes, peixes, de tudo! vou mandar a receita pra ele! rsrs
Bjs
Larissa

Atelier M. Azevedo said...

Cami, que lindos ficaram!!!Esse livro deve ser um tesouro!
Hoje fiz um blondie de macadâmia e chocolate branco de sobremesa para a família... mas me deu uma vontade de fazer cupcakes agora.. risos...
Bjão,

Mari
www.ateliermazevedo.com

Laís said...

Cami,
Seus cupcakes ficaram lindos! Já pensou em abrir uma confeitaria?
=D
Quem dera eu ter habilidade pra confeitar com tanta perfeição. Ahh, aproveitando a oportunidade, onde você conseguiu a forma pra colocar as forminhas? Só não me diz que foi em NY porque se foi, vai demorar até eu conseguir uma. Já procurei e não consigo encontrar. =//
Adoro seu blog, parabéns!

Carol Simão said...

Já imprimi e farei!
To com água na boca... rss...

Bjosss

Marcia said...

Também adorei esses cupcakes e também já imprimi a receita pra tentar fazer. Tomara que eu consiga :)

Laís, você pode comprar a forma e demais itens para cupckes nesse site

http://www.barradoce.com.br/

Luiza said...

Cami, cacau em pó é o mesmo que nescau?

Cami said...

Laís, assim como a Márcia falou ai em cima, eu comprei na Barra Doce! eles vendem pela internet também! Hiper confiável! bjos
Cami

Cami said...

Luiza,

Não.. Cacau em pó é o cacau puro. Tem para vender em qualquer supermercado... Uso um da Garoto (é uma caixa pequena) que é super bom!

bjos!
Cami

blogmisturafina said...

Cami! Minha amiga e eu tentamos fazer essa receita... o bolinho até que ficou gostoso, mas a cobertura ficou um nojo! hahaha Muito muito muito doce (isso que a gente GOSTA de doce). Tem algum segredo? Beijos, Camila.

Carol Simao said...

Eu fiz! Eu fiz! Eu fiz nesse final de semana! Duas vezes! Tô craque! E olha que tenho duas mãos esquerdas pra cozinha!
Só falta aprender a deixar a cobertura bonitinha como a da Cami! Difícil foi achar Cacau em pó pra comprar! E o açúcar de confeiteiro eu mesma fiz batendo o açúcar refinado no liquidificador! ;)

Obrigada Cami! Por adoçar nosso final de semana!
Bjo! =o*