Friday, May 7, 2010

Sexta de Gula: Croque Monsieur

Graças ao livro "Nigella Express", que por sinal é fantástico para quem quer um pouco de inspiração na cozinha e não tem muita intimidade com as panelas, eu peguei a primeira receita de Croque Monsieur! Desde que fiz a primeira vez, quando ainda estava morando em NYC, fui aprimorando a receita e segundo o maridão o melhor de todos foi o que eu fiz para o "Sexta de Gula"! (fiquei orgulhosa de mim... hahaha, além de canhota ainda sou uma negação na cozinha...)! Ótima receita para quem cansou de "x-miséria" e está querendo aprimorar um pouco o cardápio! Uma tacinha de vinho tinto super combina!!!

Receita de Croque Monsieur
Ingredientes8 fatias de pão preto de forma
Mostarda Maille A L'ancienne (é aquela dijon que tem sementinhas...)
8 fatias de queijo Gruyére (com queijo prato fica muito bom também...)
4 fatias de presunto
6 ovos
1/3 de xícara de leite
Queijo parmesão para ralar
Molho inglês
Sal
Farinha e manteiga para untar (eu usei o spray "Pam"...)



Modo de Preparo
1. Pré aqueça o forno a 200°C. Em seguida, bata com um mixer os seis ovos com o leite, e deixe separado.



2. Unte uma travessa de cerâmica. Depois, pegue as primeiras 4 fatias de pão e espalhe a mostarda neles e os coloque na assadeira formando uma primeira camada. Alguns detalhes importantes: (i) essa mostarda com sementinhas é bem forte, então não passe muito... Eu exagerei das primeiras vezes e sentia apenas o gosto da mostarda... Hoje em dia passo bem de leve!; e, (ii) o ideal é que as fatias de pães fiquem bem coladinhos como se fossem uma coisa só. Jogue um pouquinho da mistura de ovos e leite sobre os pães (o suficiente só para ficar molhadinho - aproximadamente 1/3 da quantidade que deixou separado).



3. Coloque uma fatia de queijo sobre cada pão. Em seguida uma fatia de presunto. E depois cubra com mais uma fatia de queijo!!!



4. Cubra agora com as últimas 4 fatias de pão (também levemente "temperadas" com a mostarda). Jogue o resto da mistura de ovos e leite sobre os sanduíches fechados, molhando todos eles igualmente. Em seguida rale queijo parmesão em cima dos sanduíches e com uma colherzinha coloque um "tiquinho" de molho inglês.



5. Agora é só colocar no forno e esperar 25 minutos! Estará pronto para servir!!!





Special thanks ao maridão que ficou a postos com a máquina fotográfica!!!

15 comments:

Viviane said...

Nossa, essa receita é beeem adaptada né? Fiquei curiosa e vou provar! Eu adoro Croque Monsieur, mas faco sempre a receita original com bastante manteiga, queijo e presunto. Uma pergunta, essa mistura de ovos e leites nao deixa com muito gosto de ovo?

Anonymous said...

OMG, girl.
Isso parece delicioso demais!

Assim que voltar ao Brasil vou fazer!
Parabens pelo blog

bjs

Nate said...

Nossa deve ser muiot bom Camis. Vou fazer aqui em casa! Sucesso e beijos!!

Nate.

Cami said...

Viviane!

è super adaptada! Mas garanto que fica uma delicia! Pode ficar tranquila que não fica com gosto de ovo não... è delicia!!!

Bjos!!!
Cami

Laís said...

Adorei muito o blog, os post são maravilhosos e com muito conteúdo! Mas eu gostaria que você me tirasse uma duvida, em um dos post da Lu, ela fala sobre os relógios time teller da Nixon que ela comprou, eu também quero comprar um, mas quando eu receber terei que pagar alguma taxa de acréscimo? Muito obrigada..Bjão!

Blog Alfinetes de Morango said...

Em Paris, só comia isso..Adoro..
Bjos

Carolzinha said...

Cami,adorei a receita pretendo colocar em pratica em breve!preciso saber qual a cor do seu esmalte!!!!bjossss

Sophia said...

Cami, ai que delícia!!! Vou tentar fazer amanhã. Amei a receita. beijos mil

Anonymous said...

Gente que delícia! Sempre assisto a Nigella, adoro as receitas dela. É tudo bem rapidinho e sempre parece bem fácil de fazer, vou aproveitar que tá frio aqui em SP agora e vou arriscar o Croque Monsieur haha

Também preciso saber a cor do seu esmalte! Adoro esmalte rosinha e esse parece ser bem fofo!

Beijos!

CarolL said...

Então, fiz hj no café de presente pra mamãe!
Ficou uma delícia mas vou dar duas dicas:
1- bater o molho inglês já com ovos
2-pitadinha de sal tb nos ovos

é muito fácil! Mesmo pra mais inexperientes como eu... rs
bjo

Ester Scotti said...

Só pra dizer que eu fiz e amay a receita! Mas como sou vegetariana, adaptei os ingredientes e usei fatias finas de berinjela no lugar do presunto. Aprovação máxima de quem comeu por aqui!

Obrigada pela dica, Cami :)

meninatagarela said...

ai que delícia! vou fazer certamente! é uma ótima sugestão de comida simples e fácil, daquelas que agnt faz qndo está sem a mãe para cozinhar..rs
http://meninatagarela.wordpress.com/

aureadm said...

Cami amoo seu blog de paixão, e essas receitas são maravilhosas ! por favor continue nos ensinando mais coisinhas ! beijos

Bety Bückér said...

Adorei a receita ! o croque Monsier que eu conheço é empanado e frito, este no forno achei mais leve ! vou tentar com um bom vinho,já estou sonhando, gostei do blog, parabéns, Bety

carolzinha said...

Oi cami quero muito saber qual a cor do seu esmalte?