Friday, April 9, 2010

Sexta de Gula: Risoto de Brie com Limão Siciliano

Nada mais gostoso do que uma simples "twittada" virar tema para um post! Ontem fiz um jantar para o meu papis e mencionei que ia fazer um Risoto de Brie com Limão Siciliano! Foi só falar que recebi mensagens da @blogdamariah e da @nativozza pedindo a receita (por sinal meninas, ontem prestei a atenção e gravei as quantidades mais certinhas para ajudar!)... Sim vou fugir do meu tema principal hoje para dar a receita para todo mundo!!!

Não reparem porque além de eu não ser uma mestre cuca, eu também acabo fazendo tudo no olho... Então a minha receita pode parecer meio atrapalhada para alguns!!! Espero que gostem!

Receita de Risoto de Brie com Limão Siciliano
Para 4 porções (normalmente isso significa que eu e o maridão daremos conta das 4 porções, hahaha)

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1 pedaço de Brie (aquele triângulo que vende no supermercado)
Azeite de Oliva (o suficiente para refogar o arroz)
Cebola (o suficiente para refogar o arroz)
Alho (o suficiente para refogar o arroz)
Vinho Branco Seco
1 Limão Siciliano
1 cubinho de caldo de legumes Knorr

Modo de Preparo:
1- Separe 2 panelas, uma pequena para fazer o caldo e outra maior para o arroz.
2- Prepare o caldo de legumes colocando na panela pequena o cubinho da Knorr e água e coloque para ferver. Não precisa esperar ferver para começar a fazer.


3- Refogue o arroz na panela maior: jogue na panela o azeite, o alho e a cebola. Em seguida coloque o arroz e deixe refogando por uns 3 min. (a partir do momento que terminar de refogar o arroz comece a marcar 20 min)
4- Coloque o vinho branco até cobrir o arroz refogado e deixe evaporar. (Não pare de mexer!!!)


5- Logo que o vinho secar, acrescente 2 conchas do caldo de legumes (o suficiente para o arroz ficar molhado novamente) e continue mexendo. (Agora deve estar faltando 15min para terminar)
6- A partir daqui vira um processo de mexer e colocar o caldo! Toda vez que o arroz secar coloque mais uma concha do caldo e continue sempre mexendo. Coloque sal a gosto e vá provando até chegar no ponto do arroz de sua preferência (tem gente que prefere o risoto mais molhado... Eu, por exemplo, gosto dele "al dente").


7- Quando estiver faltando 5 min, coloque as últimas colheres de caldo. A partir daqui o risoto deve começar a ficar mais seco. (Essa é a base do risoto, desse ponto para frente você pode escolher qualquer combinação de ingredientes para finalizar... Nesse caso escolhi Brie com Limão Siciliano, mas poderia ter sido muzzarela de bufala com manjericão e tomate cereja, brie com presunto cru, e etc...) Esprema o Limão Siciliano em cima do risoto (prove para ver se quer mais gostinho de limão siciliano ou não... Normalmente eu compro dois limões, assim tenho mais um caso ache que ficou fraco...)!
8- Para finalizar, jogue a peça de Brie que foi cortada em pedacinhos e misture! O Brie vai derreter com o próprio calor do Risoto!



Está pronto para servir! O risoto não pode ficar esperando, então o ideal é que ele fique pronto e vá direto para a mesa... Coloque na mesa parmesão ralado para as pessoas colocarem se quiserem! Um vinho tinto cai super bem com esse Risoto! Bom apetite!!!

19 comments:

Sissi | www.commode.com.br said...

Que post maravilhoso!!

Risoto de brie com limão siciliano é demais e com post tão bem explicadinho é impossível dar errado, né?

Salvo aqui pra jantarzinhos!

Bjocas e ótimo fds!

Samantha said...

Q delícia Cami! E parece fácil de fazer!!! Sou uma negação na cozinha, mas com receitinha bem explicada assim vou tentar. Fiquei com água na boca!
Ah! Adorei a indicação do site da elle sobre Londres. Quero ir em junho e tou louca a procura de infos... A minha viagem pra NY foi o máximo graças a vc!
bjinhos

Peu Lisboa e kevin sales said...

camila,
Adorei o seu blog. Como voce, tambem sou uma apaixonada por Nova York ( ja fui mais de vinte vezes). Algumas dicas eu sabia e outras tratei logo de anotar.Parabens,
Verena.

Paola said...

Ai que delícia, eu amo risotos de qualquer tipo!
Vou tentar esse!
Bjs paola

Aqui na Cozinha said...

Cami, vc se mostrou uma verdadeira chef. Perfeito o seu risoto. Parabéns, inclusive pelo cuidado com as fotos.
Fashion e prendada, não precisa de mais nada, hahaha.
Beijos
Patty Martins

Renata Mahaz said...

adorei! vou testar djá!!! bjoo

Paloma said...

Hummmmm! A Receita está dando água na boca!
As fotos estão lindas e suas Le Creuset estão fantásticas rsrsrs
Queremos mais posts neste estilo.
Bjo

Nati Vozza said...

Camiiiiii, tô doida para fazer para meu noivo!!! Com o que você serviu de acompanhamento? No restaurante Santa Gula (conhece?) comi acompanhado com camarão rosa no vapor, ficou digno de comer ajoelhada...rsrsrs!
Adorei ser citada por aqui viu,você é mto fofa!
Bjos Camiii

Monique said...

Camila,
Não sei cozinhar, mas pretendo aprender. Vou aproveitar e comprar minha Le Creuset, pois irei para NY em maio - já anotei todas as dicas.

Sua maneira de explicar a receita é maravilhosa, dá um passo a passo direitinho, com fotos, tempo, tudo!! Adorei!!

Andy :) said...

Oi :)
Eu sei que nao tem nada a ver com o post, mas eu queria saber mais sobre a FIT. Queria muito me graduar em moda lá, e nao tenho muita informaçao, e o site me deixa perdida. Hahaha
Queria saber, em que parte do site eu vou pra saber sobre graduaçao, quanto tempo dura, e se voce tem ideia do valor, se eu posso morar na residencia da escola... É que eu vejo posts em blogs, mas todos falam nesses cursos de extençao, que sao mais curtinhos, e eu como termino o colegio aqui no Brasil, queria ir direto graduar na FIT, nao curso, faculdade mesmo.como eu faço? Se voce puder me ajudar eu iria agradecer muito, eu adoro ler o seu blog, ele é super divertido, voce escreve muito bem, e é uma fofa.

:)

Ligia said...

Ai, é maravilhoso, fiz em casa e fez maior sucesso. Olha que a Cã nem tinha me passado a receita com taaaantos detalhes assim. Saudades lindona, bora fazer alguma essa semana! Amoooo

Anonymous said...

Como voce responde os comentarios?

Cami said...

Fiquei super feliz que gostaram!!! Prometo trazer mais receitas!!!

Nati, qto ao acompanhamento realmente os camarões devem combinar super... No meu caso, naquele dia servimos só o risoto e foi bem gostoso, pois de entrada já tinha feito umas bruschetas!
bjos!

Para a pergunta acima: eu respondo os comments nos prórpios posts aonde o comentário é postado. Não somos muito rápidas, mas respondemos todos os comentários que chegam ao blog! Sempre aviso no dia que respondo todos os q faltaram, se sentir que esqueci do seu mande um email (tem na seção de contato da barra superior do blog...).
Bjos
Cami

Dri Miller said...

Fique uns dias sem passar por aqui e adorei que voltei e esta cheio de novidades!
Inclusive já comprei os ingredientes pro risotto! (tb faço compras on line aqui em Londres! Preguiiiiça de supermercado lotado...)

Cami said...

Andy,

Sobre o curso do FIT, você pode me passar seu email para eu responder?

Obrigada!
Cami

Andy said...

Cami, voce nao pode me responder aqui? Meu email fica dando problemas quando vou entrar, nao consigo acessar praticamente, e tem muitos arquivo. Como eu entro todo o dia aqui no seu blog, ficaria melhor, pode ser? Se nao der, eu posso criar um novo email entao. Obrigada.

Audrei said...

Tenho acompanhado o blog de vocês desde que fui a última vez para NY. E adoro. Fiz a receita do risotto e ficou maravilhoso. Obrigada pela receitinha. Bjs Audrei (rio de janeiro)

Samantha said...

Cami!
Acabei de almoçar o seu risoto, ficou mto bom! O marido q é chato gostou... Acrescentei champingnos frescos e acompanhou o salmão... A próxima é o Croque, já tenho td comprado :)
Bom domingo!
bjs

Anonymous said...

Estava pesquisando como fazer um risoto e amei esta receitinha! Ainda mais pelo passo a passo. Agora é torcer e ver se dará certo! :-)