Monday, February 1, 2010

NYC Em que época você vai???: Weather

Como contei no domingo, sempre me perguntam sobre o tempo em NY! Apesar de eu não ser a mulher do tempo, não ter a mais vaga idéia de como prever o tempo e ainda achar que a melhor fonte para essa resposta é o Weather.com, vou ajudar todos vocês como posso! 

Uma das coisas que mais gosto de NYC é o tempo, mais especificamente as estações do ano que são absolutamente definidinhas! Diferente do clima sempre tropical aqui do Brasil, lá você literalmente sente a passagem de cada uma das estações e cada uma delas têm as suas peculiaridades! 

De Dezembro até Fevereiro NYC é literalmente invadido pelo Inverno!!! Um frio daqueles de verdade deixa a cidade toda em clima de um verdadeiro Natal em Dezembro... Quando o Natal passa o frio vai ficando pior, e você começa a ficar um pouco cansado dessa sensação gélida!

Se prepare para sentir um verdadeiro choque térmico ao sair de qualquer lugar fechado: NYC está realmente preparada para o inverno e todos os lugares fechados tem calefação e costumam ser super quentinhos... Já do lado de fora o frio reina incontrolavelmente! 


Pode ser que neve nessa época! Aliás sempre pensei que nevava sempre no inverno, mas a grande verdade é que o Central Park só fica branquinho algumas vezes (umas 5 ou 6) durante essa estação! Se o seu objetivo é ver neve, NYC não é o destino mais apropriado, programe uma viagem para Vermont, que com certeza você vai estar "better off"...

Porém não deixe de sair bem agasalhado só porque a neve não está lá fora, porque verdade maior ainda é que os dias mais lindos e ensolarados de inverno costumam ser os mais gélidos e tenebrosos! Garanto que você não vai ver um céu tão tão tão azul quanto no inverno de NYC! 

Por sinal não posso deixar de comentar que apesar de que quando começa a nevar é muito lindo, depois de 10 minutos garanto que vocês vão começar a mudar de idéia! As ruas ficam intransitáveis, a neve logo fica marrom, e as calçadas viram uma verdadeira roleta russa: cuidado para não escorregar!!!

Uma das facilidades para se localizar em NY é que acima da 14th Street, a cidade é toda planejada, formada por blocos certinhos... Porém no inverno esses blocos certinhos fazem o frio ficar ainda mais frio, pois o vento fica "encanado" e as esquinas são cortadas por um vento incrível! Então se estiver indo nessa época, se prepare para aprender a diferenciar a temperatura real da sensação térmica, em dias com muito vento a sensação térmica é de temperaturas muito menores...

Outra coisa que vocês vão perceber é que principalmente em Dezembro e Janeiro a noite chega super cedo: quando é 4 horas da tarde, parece que já estamos na calada da noite...

De Março até Maio a Primavera primavera vem com tudo! A transformação do inverno para a primavera é evidente: você literalmente começa a ver a natureza reviver e o verde invade as ruas!

Ainda tem uns dias mais friozinhos, mas definitivamente você vai conseguir aposentar as luvas, protetores de orelha e meias de lã! É muito agradável sair para passear nos dias da primavera: parece que não só as flores brotam, mas as pessoas saem de casa depois de hibernarem o inverno inteiro! É fantástico ver também as fontes voltarem a funcionar: eles desligam as fontes e os bebedouros por causa do inverno e na primavera parace que tudo volta a vida pós inverno!

No final da tarde a temperatura cai um bocadinho então esteja preparada e não saia de casa como se fosse o auge do verão! Outra coisa deliciosa da primavera é poder voltar a aproveitar a vida fora de casa sem pudor... Os restaurantes começam a colocar de volta suas mesinhas na calçada, os lugares mais abertos e com terraços ou jardins começam a ficar super concorridos, e as lojas começam da dar vida as tendências de verão!

Os dias já são um pouco mais longos e o sol se põe no fim da tarde (umas 6 da tarde)! Para quem prefere passear pelas ruas e gosta de fugir das lojas de departamentos e de todos os ambientes fechados: essa é a época do ano para se visitar NYC!

O Verão chega com tudo em Junho e domina a cidade até Agosto! Se você achava que o verão do Rio de Janeiro tem o calor mais insuportável "ever", então com certeza nunca foi para NYC nessa época! Sem dúvida alguma essa floresta de cimento e asfalto não coopera nada e o calor chega realmente e literalmente a ser insuportável! 

Se você não gosta daquela sensação de que quando sai na rua a sua maquiagem começa a derreter, é melhor nem cogitar ir para NYC nessa época! O ar parece que está parado e apesar e NYC estar ao nível do mar e há apenas alguns kilometros do mar, aquela brisinha de verão parece ter fugido!


A praia do nova-iorquino que não conseguiu fugir para os Hamptons ou para a Flórida vira o Central Park, que nem sequer tem um chuverão para dar uma refrescada... É uma experiência muito louca tomar sol por lá, ainda mais nós brasileiros que conhecemos o que é um verão de verdade com sol e praia! Se você que sentir um brisinha de verdade, corra para o Battery Park, na pontinha de Manhattan: acho que é o único parque mais fresquinho nessa época!


Dica para quem está na rua debaixo do sol do meio-dia: corra para dentro das lojas, essa é a melhor hora para fazer compras e fugir dos passeios turísticos porque é muito calor e elas tem um ar condicionado de clima invernal durante todo o verão!!!

Se você leu até agora e ficou com a impressão de que estou falando que NYC é o inferno na Terra durante o Verão, não me leve tão a sério pois existem coisas maravilhosas nessa época do ano: época perfeita para passeios de bicicleta (pela manhã ou começo da noite para não morrer derretido), os caminhõezinhos de sorvete de baunilha invadem as ruas (eeee delícia!!!), os picnics nos Central Park são super necessários, as sessões de cinema ao ar livre são uma experiência única e os festivais de verão trazem shows incríveis para a cidade... Portanto, para quem gosta da vida ao ar livre e no calor, e ama passeios de verão, essa época do ano pode ser um experiência inesquecível!


A melhor parte dessa estação é que os dias não terminam nunca: no auge do Verão o sol se põe pra lá das nove horas da noite! São dias calorentos, regados a muito sorvete e com muito tempo para passear nas ruas antes da noite cair!

Quando as noites chegam, a vida continua fervendo pela cidade e os restaurante e suas mesinhas na calçada viram um campo de guerra: todos querem aproveitar!



Como descrever para vocês essa estação do ano que é tão mágica: aaaahhhhh o Outono! Sem dúvida alguma minha estação do ano favorita: o friozinho vai chegando de mansinho... Tão gostoso depois de ter quase evaporado durante o Verão! A mudança é novamente mágica: as folhas começam a ficar vermelhas e amarelas e caem por todos os cantos...
Eu tenho uma paixão por essa estação que pode ser explicada pela volta da elegância única dessa cidade cosmopolita: as nova iorquinas realmente sabem se vestir melhor no frio... É uma delícia poder caminhar pela cidade e sentir aquele ventinho gelado no rosto! Os passeios são muito mais agradáveis durante o dia: é uma delícia passear pelo Soho e pelo West Village nessa época... Outra coisa que deixei de mencionar é que no Verão a cidade é invadida por turistas de todas as partes (pois é férias no hemisfério norte), mas no Outono parece que só os nova-iorquinos restam na cidade e todos os passeios são muito mais tranquilos!
As noites são ainda mais mágicas, porque o frio chega com maior intensidade: se vestir elegantemente é muito mais simples com esse friozinho e sair a noite para tomar um vinho e se deliciar com as comidas invernais é uma das experiências mais gostosas do Outono! Não se engane: pode ser que o frio chegue do nada e para valer: se for ficar na rua o dia inteiro, leve um casaquinho de reserva...
Os caminhõezinhos de sorvete saem de cena, mas os cupcakes e chocolates quentes viram os atores principais da cidade! Amo voltar a usar minhas luvinhas de cashmere e é sensacional por voltar a usar casaquinhos e cachecóis charmosos!
As lojas mostram em suas vitrines o melhor das coleções de inverno e parece que está todo mundo se preparando para o clima especial de Natal que vai chegar na cidade dali há alguns meses... Como essa estação é marcada pelo últimos dias realmente agradáveis para sair na rua, os nova-iorquinos não perdem tempo dentro de casa e aproveitam cada minuto final... Só vindo para NYC nessa época para entender a nostalgia que estou sentindo agora...


13 comments:

Marina said...

Cami, vou no final de Ago. início de Set. pego só o calorzão né?
Vou ficar 10 dias!

kIkO said...

Cami, parabens pelo blog...muito legal...

To indo agora no fim do mes..dia 20..torcendo aqui p/ não estar tanto friuuuu...

Anotei varias dicas de lugares p/ comer e conhecer... valeu!!!

Boa semana!!

KikkoAlves (twitter)

Dri MIller said...

Engracado que eu tambem recebo muitas perguntas sobre o clima por aqui.
Mas nao sei oque eh mais dificil no meu caso, conseguir prever o clima louco e instavel de Londres, ou tentar explicar que "clima na Europa" pode varias drasticamente entre Polar artico da Finlandia ate deserto ultr-quente na Grecia...!
To mando seu guia!
Por coincidencia ou nao, todas as vezes que fui a NY era sempre inverno... a ultima viagem foi no revellion de 2008 e o frio estava suportavel (entre 5 e zero graus), as uns anos antes tinha ido em Fevereiro e peguei -13 graus, com sensacao termica de -20!!! Nunca passei TANTO frio na vida! hahahahaha
Bjs
Dri Miller

Carla said...

Que fofa vc! Adorei o blog!!
Vou para NY dia 27 de abril e estou na maior curiosidade para saber como vai estar o clima... esse seu post veio mto a calhar!!
Seu blog já está nos meus favoritos!
Bjos

Daniela Rio/NY said...

Oi, Cami, sou sua leitora assidua, apesar de nunca ter comentado aqui. Bom, antes de mais nada queria dizer que adoro o blog... descobri por acaso, quando soube que viria passar uma temporada aqui em NY. Desde entao ja pude colocar em pratica vaaarias das suas dicas. Many thanks! Fico por aqui ate junho e ate la espero conseguir experimentar todos os resaurantes que vc indica... assim como tantos outros que vejo por ai. Quem sabe qualquer dia nao apreco com uma dica nova pra vc, ne? Bth, semana passada fui ao "21 Club" aproveitar a Restaurant Week e foi uma decepcao: comi o risoto mais sem graca da minha vida. Mas confesso com foi a unica "roubada", todos os outros que fui valeram super a pena! Beijos e parabens pelo blog!

*Suzan* said...

Oláá...! Eu ameiii todas as dicas, viu. Depois de ler tudo, agora já mudei de id;eia, e nem quero mais ir no verão e sim no outono ou primavera (Apesar de ñ me dar muito bem no frio). Qual é melhor pra vc: Outono x Primavera?!? Beijinhoo

Suzana. BEAUTY & STYLE

Mariana said...

Muuuuito obrigada Cami. Adorei o post!! Ficou ooootimo!!!! beijos, Mari.

Natalia said...

New York é bom em qualquer época do ano, né? Delicia!

Conheci o blog hoje e adorei, parabéns!

Beijos

Luciana Leal said...

AMEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIII esse blog!!!!

Anonymous said...

Cami, já fui 2 vezes no inverno. Mas com esse seu relato, consegui me teletransportar para todas as estações...vc descreveu tudo com tanta paixão que viajei aqui em casa..rsrs.
Bjs
Renata

Cami said...

Gente!!! Fantástico que vocês gostaram do post!!!
Para aqueles que me perguntaram amo demais o Outono!!! Se pudesse escolher ia sempre nessa época!!!!

Bjos!!!
Cami

ana said...

Olá, Gostei do blog!! Cheguei através após procurar: NY no frio o que levar. Seu artigo sobre o que usar em NY é excelente,só que este ano o frio está querendo ficar mesmo.....Vou pegar as dicas de vestimentas para "Outono". Obrigada.
Ana Silvia

Clarisse said...

Eu estou indo de Dublin ao Brasil passando 3 noites em NYC de 23 a 26 de setembro...estou animadissima...como estou levando minhas roupas da europa pra deixar no brasil queria fazer compras nos EUA, acho q vou levar uma mala meio vazia....nessa epoca em setembro eh mais pra verao ou mais pra friozinho?