Tuesday, February 23, 2010

Buenos Aires: Malba & Andy Warhol

Sou fã incondicional do Andy Warhol e no primeiro dia em Buenos já corri para o Malba (Museu de Arte Latinoamericana de Buenos Aires) para checar a exposição Andy Warhol, Mr. America que está simplesmente fantástica! Eu vou deixar esse registro aqui pois apesar da exposição ter terminado ontem, ela virá para a Pinacoteca de São Paulo em março... E já digo para todos vocês que vale muito muito a pena ir!

A exposição inclui uma seleção de 140 obras do Andy Warhol, todas para mostrar a visão do artista sobre os Estados Unidos e seus conceitos de liberdade e democracia. Achei interessantíssimo a explicação sobre a ideologia atrás da obra famosa com as latinhas de Campbell's Soups: é um produto que é produzido em massa e que está presente em todos os supermercados, a mesma sopa com o mesmo preço e a mesma embalagem é consumida tanto pela massa de pessoas como pelo próprio presidente... É uma análise do conceito de democracia. 



Entre as obras que virão, duas instalações são fantásticas: Silver Clouds e o Cow Wallpaper! A lista de trabalhos que virá para cá e estavam expostos anteriormente no Malba inclui 26 pinturas e 39 fotografias: incluindo os retratos fantásticos da Marilyn Monroe e da Jackie Kennedy...

O museu também tem um acervo muito interessante e que vale a ser visitado... Você sabia que o "Abaporu" da Tarsila do Amaral faz parte da coleção permanente do museu? Além disso obras de Di Cavalcanti, Frida Kahlo e Fernando Botero estão expostas lá... Para mais informações sobre o Malba, clique aqui!


4 comments:

Flavia Fonseca Moraes said...

Cami, adorei o post! Só uma coisita..o nome correto do quadro da Tarsila acho que é Abapuru...!!! bjinhos

Cami said...

Flavia!!! Super obrigada!!! POesquisei de novo e corrigi!!! bjos!!!
Cami

Larissa said...

Também fui a essa exposição quando estava lá e realmente tanto o acervo permanente quanto a exposição do Andy Warhol valem muito a pena. Detesto sopas Campbell, mas lembro que o Warhol também disse que o mesmo era válido pra coca-cola, e em coca-cola eu sou viciada rsrs vc pode ir pra outros países, não se adaptar à comida, mas coca-cola é coca-cola sempre né? Um símbolo do capitalismo, mas que de certa forma nos torna todos iguais. A mesma coca que eu tomo é a que o Bill Clinton toma rsrs
Bjos!

Cami said...

Larissa, muito bom que você lembrou das Coca-colas!!! Eu tinha me esquecido disso... bjos!!!
Cami