Wednesday, January 20, 2010

FIT: Entrevista com Thereza

Não tem sensação melhor do que saber que o blog tirou as dúvidas e ajudou alguém a se achar em NY!!! Notícia melhor ainda é saber que uma dessas pessoas é uma super blogueira, já muito famosa e que eu adoro: a Thereza do Fashionismo! Eu e a Thereza nos conhecemos através do mundo dos blogs e quando eu comecei a contar sobre o Fashion Institute of Technology (FIT) e seus cursos ela ficou mais do que empolgada para passar por essa experiência fantástica... Ela sonhou, planejou, arrumou as malas e se mudou de mala e cuia para NYC por 3 meses! Aqui ela conta para gente como foram esse fantásticos 3 meses e como foi o curso no FIT:

1. O que te levou a escolher o FIT?
Como não tenho nenhuma fomação em moda, procurei algum curso mais rápido, porém bem reconhecido, que turbinasse meu curriculum para quem sabe "abandonar" a arquitetura e trabalhar com moda. E o FIT fica na minha cidade favorita, onde sempre desejei morar, então uni o útil ao agradável.
2. Quais as aulas de que mais gostou?
Eu fiz Image Consulting e Fashion Styling Stylist, a primeira era bem teórica, com aquelas noções básicas de se vestir de acordo com seu corpo, cor de pele e proporções, a professora era ótima, mas o que mais amei foi o curso de styling, porque mostrava que o trabalho nessa área é muito além do que imaginamos. De trabalhar em revistas "hypadas" a prestar serviços para catálogos de grandes lojas de departamento, é uma área com muitas oportunidades. 
3. Como fazer da sua experiência no FIT inesquecível?
Poder me sentir aluna do FIT foi um orgulho, andar pelos corredores, usar a biblioteca (recheada!) e visitar o museu são privilégios únicos. Toda a minha temporada na Universidade valeu a pena e o futuro promete ser recompensador, não me arrependo e recomendo a todas. 
4. Quando sentiu dificuldade?
90% das alunas eram americanas, então por mais que seu inglês seja ótimo ainda bate uma pequena insegurança na hora de falar e apresentar os trabalhos finais, mas a turma sempre cooperou e as professoras sempre incentivaram. 
5. Como foi seu entrosamento com os outros alunos?
Logo na primeiro aula conheci duas alunas brasileiras que conheciam meu blog e também se inscreveram, assim como eu, graças às suas dicas preciosas, então o entrosamento foi imediato, além disso brasileiro adora uma farra e quando está em outro país se une mais ainda. Mas conhecer pressoas de outras nacionalidade também foi ótimo para o aprendizado da língua, troca de cultura e um possível networking. 



6. Quais as melhores descobertas dentro do FIT?
As pessoas! Sempre chegava mais cedo e ficava vendo os alunos passarem pela 27th St. e era inspirador! Diversos grupos, com características tão distintas, porém semelhantes no amor pela moda, cada um com seu modelito peculiar, porém sempre criativo. Eles inspiram mais que qualquer programa ou revista.
7. Se fosse dar um conselho para quem está querendo estudar no FIT, qual seria?
É muito mais fácil que você imagina! O site a princípio pode não colaborar pois é bem complicado, mas insistindo e mandando email pra área certa de seu interesse (no meu caso, Continuing Education) é bem tranquilo fazer a matrícula.
8. Qual foi o melhor aprendizado?
A cidade em si é o melhor aprendizado e o mais inesquecível. As pessoas, os lugares, suas construções (arquiteta feelings) tudo te inspira de alguma forma. É impossível NY não te sensibilizar de alguma maneira.
9. Aonde morou e como achou seu apartamento?
Achei meu apartamento através da minha vendedora da Le Lis Blanc do Fashion Mall que me indicou uma corretora brasileira super de confiança. O contato foi feito todo via email e deu tudo certo, além disso a corretora dava dicas, ajudava, super mãezona (se lguém quiser o tel dela, pode perguntar)! Eu dividi um apt com meu namorado, era todo mobiliado e bem equipado, e ficava num bairro super residencial chamado Sutton, era muito bem localizado, perto do Metrô e da Bloomingdales e tinha uma vista linda do East River! 
10. Quando que sentiu na pele um verdadeiro "NY Moment"?
Acho que os melhores NY Moments acontecem no metrô! De gente louca brigando a artistas fazendo perfomances exóticas, tem de tudo!
________________________________________________________


Se você ficou mega empolgada para fazer as malas e voar para NYC, acho que esses posts podem te ajudar também:

FIT: Frequently Asked Questions
FIT: Summer Courses e Dicas
FIT: The Fashion Institute of Technology

14 comments:

Dani said...

Adoro o seu blog e sempre acompanhava qdo vc estava em NY! Amo já morei lá e quero voltar para fazer exatamente esse 2 cursos na FIT! È sempre bom ler dicas assim, pq super encoraja quem tá querendo ir!!

vou voltar sempree!!

bisous...

Claudia Silveira said...

Oi, Cami!
Só tenho a agradecer a você e à Thereza. Graças às duas, consegui informações preciosas sobre o FIT e já me matriculei no Image Consulting (gosto mais da teoria do que da prática em moda). Minhas aulas começam em março. Também corri atrás da Parsons. Farei dois cursos lá. É tudo muito fácil mesmo.
Obrigada
bjs
Claudia

milenamb said...

Como faço para conseguir o telefone desta corretora brasileira em NY?
Obrigada!!

Cami said...

Claudia! Fico mega feliz que você está indo!!! Depois conta da experiência para a gente!!! bjos!

Milena, vou perguntar para a Thereza e te passo ok??

bjos!
Cami

Carolina said...

Camiiii... ficou ótimaaaa a entrevista!!! Se Deus quiser eu vou pra lá até julho fazer o meu cursinho tb!!! E graças a sua ajudinhaaaa, né..... Quando for começar a ver o lance do curso, qualquer dúvida, venho aqui, hein!! Ahhh e eu tb queria o telefone dessa corretora.... Bjãooo

Nikki Lee said...

Adoorei esse post! Faz tempo que eu quero fazer um curso na FIT, mas sempre pareceu tão complicado...
Super quero o telefone dessa corretora, me passa?
Beeijos!

Cami said...

Nikki! Estou devendo o contato da corretora! Como é um contato da Thereza vou pedir para ela e assim que tiver coloco aqui!

Bjos!
Cami

FERNANDA said...

Oi Cami...
Entao tentei um contato com a Thereza mas ela nao me respondeu...nesse post, ela comenta sobre uma imobiliaria brasileira, vc sabe consigo o contato ou telefone???
Obrigada...

Gabriela Rovetto said...

Ola, gostaria de saber o telefone da corretora brasileira, obrigada.

Claudia Silveira said...

Oi, Cami!
Voltei aqui nos comments deste post pra contar que inspirada em você e na Thereza criei um blog para contar as minhas impressões de NYC. O curso na Parsons é incrível e tem dois posts sobre a Parsons no blog. Achei que não pega bem colocar link aqui, queria te mandar por email mas nao encontrei nenhum email no blog.
Anyway, parabéns mais uma vez por ajudar a tanta gente feito eu rsrsrs

Cami said...

Meninas! Todas que me perguntaram o contato da corretora brasileira em NY: doradavis@nyliaison.com !

Desculpas pela demora!!

Bjos!
Cami

Cami said...

Claudia,

ja coloquei o seu blog nos meus favoritos! bjos!!!
Cami

TL's said...

Olá!!
Vc pode me passar o telefone da Dora Davis?
Eu já estou em NYC e desesperada por um apt.
Obrigada
Beijos

Elizabeth said...

Oi Cami
Minha filha está em N.Y. e está querendo alugar um apt. Vc poderia passar o telefone da Dora Davis ou o site da imobiliaria para ela entrar em contato e tb verificar os tipos de apt ?
Obrigada. Beth de Florianópolis