Monday, December 14, 2009

FIT: Frequently Asked Questions

Desde que coloquei no ar um post sobre o FIT e os seus cursos livres tenho recebido constantemente perguntas e mais perguntas sobre o curso! Vou tentar responder várias dessas perguntas aqui nesse post para ver se consigo ajudar vocês! Além disso, na semana que vem, coloco no ar uma entrevista com uma pessoa muito legal que foi para lá e que vai contar um pouco mais sobre a sua experiência!

Recomendo demais que as pessoas que estejam lendo esse post, leiam primeiro esse post aqui!

1- Como acho os cursos que o FIT oferece?
O FIT tem milhares de cursos para todos os gostos, no entanto é sempre bom pensar primeiro sobre o que você está procurando. O FIT tem muitos cursos focados em moda, mas também oferece cursos de línguas, fotografia, entre outros. É muito bom saber quanto tempo pretende ficar em NY, pois isso irá delimitar um pouco os cursos que poderá fazer. Normalmente, quem me procura está querendo passar 6 meses em NY e quer um curso curto, então sempre recomendo o Center of Continuing & Professional Studies, que oferece um longa lista de cursos!
Existem dois tipos de cursos oferecidos por esse departamento: os Credit Courses e os Non-Credit Courses. Os Credit Courses são direcionados para aquelas pessoas que buscam se especializar num campo específico e duram no geral mais tempo. Para se inscrever neles, você precisa de um visto de estudante, então não costumo recomendar aqui no site, pois complica muito a ida da maior parte das pessoas.
Sempre recomendo os Non-Credit Courses, pois além de cobrirem os mais variados tópicos, eles são de curta duração e podem ser feitos por aqueles que tem vistos B1/B2 (os mais comuns), desde que o estudo não seja o objetivo único da viagem. Lembrem-se de que esse visto limita a estadia a 6 meses!
Para uma lista completa dos Non-Credit Courses, clique nos links abaixo:
  • Non-Credit Certificates: Esses cursos, se forem feitos de acordo com a trilha indicada podem levar a um certificado. Porém para se completar uma trilha completa, leva pelo menos 1 ano, pois os cursos não são oferecidos de forma contínua. Os cursos indicados nessas trilhas, podem ser feitos de maneira avulsa também.
  • Non-Credit Hot Topics: Todos podem ser feitos de maneira avulsa. Estão subdivididos nas categorias da barra lateral. Prepare-se pois são muitas opções!
  • Non-Credit Winterim Hot Topics: Esse aqui é o catálogo para o Winterim, que é o próximo período de cursos que começam em Janeiro.
Os preços dos cursos estão todos nos catálogos acima!
2- Que visto preciso ter para me inscrever?
Eu me mudei para NY pois fui transferida pela empresa em que trabalhava, então já tinha um visto que me permitia uma certa liberdade quanto aos cursos que podia fazer. Recomendo olhar essa página do novo site (e ainda mais confuso) do FIT para tirar as suas dúvidas quanto aos vistos e seus pré-requisitos. No entanto, o que posso adiantar é que se você tiver um visto que te permita ficar nos Estados Unidos durante o tempo do curso você pode se inscrever nos Non-Credit Courses mesmo esse não sendo um visto de estudante, desde que o curso não seja o seu objetivo principal para a viagem. Sempre consulte o Center of Professional Studies do FIT antes de se inscrever se ficar alguma dúvida: 212.217.7715
3- Como fazer as inscrições para os Non-Credit Courses?
A vantagem dos Non-Credit Courses é que se o curso que pretende fazer não tiver começado e se ainda houver vagas, você pode se inscrever tranquilamente! Porém muita atenção: esses cursos são super procurados, então fique de olho quando abrirem as inscrições (ou seja, quando as datas forem liberadas no site) e se inscreva!
Para se increver, preencha o formulário que está nesse link, e o mande via fax para o FIT:
  • The Center for Professional Studies (SX Courses): 212.217.7176
  • The Enterprise Center (CEO, CT e TOT Courses): 212.217.7176
4- Preciso de TOEFL para os Non-Credit Courses? 
Não precisa! Para os cursos que não fazem parte do Center of Professional Studies, consulte o FIT diretamente.
5- Posso trabalhar por enquanto que estiver em NYC?
Tudo depende do seu visto! Eu fui transferida pela empresa em que trabalhava em SP, então não tive problemas com isso. Se o seu visto for de estudante (F1), você pode fazer estágios por lá, mas lembre-se de que a maior parte dos "internships" é voluntário, ou seja, não remunerado! Atenção, se o seu visto for de turista (B1/B2), você não poderá trabalhar legalmente!
Para quem está interessado em ter uma experiência no campo do curso que está fazendo, converse com os seus professores, vira e mexe podem aparecer oportunidade não remuneradas muito interessantes! A professora Barbara Berman, que coordena o curso de Events Planning é conhecida por oferecer oportunidades únicas, como trablhar no backstage de desfiles, para alunos aplicados!
6- Existem cursos especiais para o Verão (Julho/Agosto)?
Normalmente, nas férias de Verão (Julho/Agosto) o FIT oferece um catálogo especial de Non-Credit Courses que tem alguns cursos mais agrupados ou condensados! Vale muito a pena para quem quer ir nessa época, pois você tem a oportunidade de fazer mais cursos de uma vez só. Para informações sobre esses cursos, corra para o site do FIT.
7- Por que o Winterim e o Summerim não tem cursos tão variados?
Tanto no Inverno (Dezembro/Janeiro) quanto no Verão (Julho/Agosto) a variedade dos cursos oferecidos no catálogo de Non-Credit Courses diminui consideravelmente! A razão para isso é que essas são as épocas de féria e normalmente o número de alunos interessados diminui bastante. Por essa razão, cheque com antecedência se os cursos que gostaria de fazer vão estar disponíveis na época que estiver indo! Mas muiiiiiita paciência, pois o catálogo do Summer 2010 ainda não foi liberado!!! Fique de olho no site!
8- Aonde morar lá?
Essa é uma das perguntas que tenho mais dificuldade de responder, pois quando fui para NY contei com uma facilidade incrível: a empresa que eu trabalhava pagou um "broker", que é um corretor que te ajuda a achar apartamentos e facilita muito o trabalho!
A primeira dica é a seguinte, entre no Craigslist de NY, que é um  classificados na internet que pode ajudar na procura! Porém, como tudo na internet, tome cuidado pois é um site que permite a comunicação direta com quem está anunciando e você pode cair numa fria! Procure bastante e não se esqueça que nessa vida "there is no free lunch"! Então se parecer uma oferta "too good to be true"não acredite! Entre em "Sublets & Temporary".
Se for procurar por apartamentos mobiliados, as palavras-chave são "studio apartment", "short-term", "corporate housing" e "furnished". Um site que tem uma listagem mais confiável de apartamentos mobiliados é o NYC Go. Outro site que gosto e que é especializado em "corporate housing"é o Oakwood.


Espero que tenha ajudado! Se tiver alguém que já passou por essa experiência e que queira dividir as dicas, por favor, me mande seu contato ou dica nos comentários! 

Recebi algumas perguntas por email e nos comments sobre outros cursos, pós graduação e etc..., mas não respondi pois a minha experiência é no FIT mesmo! Vou procurar mais informações sobre o assunto e quando tiver mais dicas posto no blog!
Se faltar alguma resposta, me avisem que tento incluir a sua pergunta nesse FAQ: deixe um comment!

11 comments:

Marina said...

Oi Cami, conheci seu blog através do twitter e amei!!! Li ele todinho só hj (amanhã preciso acordar cedo, já sao 2 da manhã, mas não resisti, hehe)!
Não conheço NY, mas morro de vontade de ir, e lendo seu blog quero ir pra lá já!!!
Cami, vi que vc usa uma camera fotográfica da Canon, gostaria de saber o modelo, pq estou procurando uma camera semi-profissional ou até mesmo profissional, dependendo do preço, e queria algumas sugestões.
Obrigada, Marina.

Carolina said...

Camiii... o post está incrivel!! E vai ser de grande ajuda mesmo, como tinha te falado estou querendo ir pra NY em abril/maio.... vou começar a procurar apartamento nesses lugares que vc indicou!! E ficar de olho na data da inscrição dos cursos!!! Thankssssssssss......
Como já te disse tb.... AMO o blog!!! Bjãooo

Cami said...

Oi Marina!!! Vou checar hj a noite em casa qual é o modelo! Ela é minha queridinha, mas vou confessar que só uso em fotos especiais... No dia a dia acabo usando muito o Iphone pq não ando com ela para todos os lados! Mesmo assim tenho que dizer q a qualidade das fotos fica incrível com ela!!!
Fiquei muito feliz que vc chegou aqui no blog! Bem vinda!
bjos
Cami

Cami said...

Carol!!!
Que bom que te ajudei! Dá uma olhada nos apartamentos e me fala se deu certo! Eu só preciso fazer um comentário que esqueci, os apartamente na maioria ficam livres 1 ou 2 meses antes de serem realugados... Então talvez atrapalhe um pouco a procura com antecedência!
Vou incluir essa dica no post!
bjos!!!
Cami

Nayara Pinho said...

É INCRÍVEL COMO O SITE DO FIT É CONFUSO, AJUDOU MUITO. OBRIGADA

Virgìnia said...

eiii camii!!
seu post foi super util!!
esclarece horrores as duvidas sobre a FIT, já que o site deles não colabora nada neh...
queria saber de você uma coisa:
a média de aluguel em ny (em um lugar "proximo" à FIT) fica em torno de quanto ???? voce sabe??

Marina said...

Cami, obrigada por responder, mas me diga uma coisa, pra eu ver a resposta eu tneho que olhar sempre nesse post?
Obrigada, Marina

Ana Liz said...

Camiiii que ótimo esse post, ajudou muito sim!! Vou dar uma lida com mais atenção e anotar tudo! se surgir mais alguma dúvida te mando! Mas obrigada mesmo, já esclareceu bastante!!
Beijos!

Cami said...

Virginia,
Eh super relativo o preco do aluguel... Depende muito do tipo de apartamento e do quanto ele oferece. Se vc for pegar um studio, que é aquele q não tem separação entre o quarto e a sala, acho que vc consegue achar algo entre $1500/mês e $2500/mês...
Beijos
Cami

Cami said...

Oi Marina!!! Infelizmente sim... Outra forma de se fazer é escolher a opção abaixo que você quer email follow up.

Beijos!

Cami

Cami said...

Marina!!! Estou devendo essa resposta faz um tempão!!!
Mas aqui vai! A máquina é uma Canon Digital Rebel XTI! Amo ela de paixão!!! Vou colocar um post sobre ela! Super recomendo a máquina! Dá uma olhada no site da best buy, custa mais ou menos uns $700, mas vale muito a pena! bjos!
Cami