Sunday, November 29, 2009

Inana: o poder do feminino na mulher com câncer

Acho simplesmente incrível quando as pessoas se unem para concluir um projeto que apoiará uma causa tão importante quanto o câncer. Duas amigas minhas, a Maria Letícia Cavalcanti Rotta Barsotti e a Marina Gregori Massarente, estão envolvidas com essa causa já faz um tempo e colocaram de pé mais uma fase de seu projeto: o portal INANA. Elas são incríveis e eu fiz uma entrevistinha com elas na última semana para elas contarem mais sobre o projeto! Vamos as perguntas??

1) Sei que o Inana não foi o primeiro projeto de vocês relacionado ao câncer, será que vocês podem contar mais sobre o como tudo começou e como se envolveram com essa causa?
Somos amigas há muitos anos. Eu, Letícia, sou psicóloga e trabalho com pacientes com câncer, a Marina é publicitária e web designer. Nosso primeiro trabalho juntas foi um livro infantil que escrevemos para crianças com câncer chamado "A Batalha contra o Bem e o Mal", que contou com ilustrações do Maurício de Sousa e tem distribuição gratuita feita pelo laboratório farmacêutico Schering nos centros de oncologia pediátrica do Brasil. Foi um trabalho bem gostoso e com isso pudemos ajudar as crianças a entenderem melhor o processo de tratamento. Assim que terminamos esse projeto ja sabíamos que o próximo seria voltado para as mulheres.
2) Como surgiu a idéia do Porta Inana?
A ideia do portal veio depois de uma temporada que passamos juntas estudando em NY. Eu, Marina, fui estudar design gráfico e a Letícia fazer um fellowship num hospital de tratamento oncológico chamado Memorial Sloan Kettering Cancer Center. Juntas pesquisamos e percebemos que as mulheres americanas podiam contar com uma rede de apoio e informações muito grande durante o tratamento do câncer. Elas tem disponíveis sites e diversos livros específicos para as mulheres com câncer. Aí foi decidido que faríamos isso no Brasil.

3) Porque Inana? 
A busca por um nome nunca é fácil mas buscamos por algo que representasse muito o feminino e a força natural que todas nós mulheres temos. Inanna é uma deusa sumeriana e é considerada uma deusa do mistério da vida e renascimento. Inanna nos mostra que a sobrevivência do espírito e da fé que nos sustenta tem a ver com o enfrentamento e superação de obstáculos, algo que se torna mais fácil com a chama da esperança, a força da fé, o conhecimento do que somos e a integridade. Acreditamos que as mulheres que passam pelo tratamento de um câncer, mesmo nos momentos de escuridão e dificuldade, devam se render de forma completa e corajosa ao tratamento, encontrando força para superar os obstáculos que encontram. E lembrando que antes de tudo são mulheres, amigas, femininas, batalhadoras e sonhadoras.
4) Qual o objetivo do portal de vocês?
Nosso principal objetivo é contribuir para que a mulher em tratamento passe por esse processo da melhor forma possível e de um modo menos angustiante. Acreditamos que bem estar, auto-confiança e esperança são complementos muito importantes no processo de 
tratamento do câncer. Portanto, o portal Inana atua focado em todos os aspectos que interferem 
positivamente na mulher com câncer.
5) Qual é o maior desafio do projeto de vocês? 
Nosso maior desafio será manter constantemente o portal com novas matérias e conteúdo, além da divulgação que deverá ser feita em larga escala para que todas as pacientes de câncer do Brasil possam ter acesso a esse espaço criado exclusivamente para elas. Outro grande desafio é fazer com que a mulher, mesmo depois de receber o diagnóstico de câncer continue sendo MULHER.
A partir dessa semana vocês poderão acessar o portal Inana diretamente via a barra lateral do blog. Eu também estou colaborando com o projeto dessas duas super mulheres... Conto mais sobre isso no meio da semana!!! 

2 comments:

Lu said...

Eu já disse pessoalmente pra vc, mas essa idéia é incrível!
A Maria Leticia e a Marina estão de parabéns! Espero q faça o maior sucesso!

bjos, da sister

Maria Augusta said...

Projeto Incrível!! Leca e Marina, muitos Parabéns!
bjos
Guta