Tuesday, July 14, 2009

High Line Park: simply extraordinary!!!

Eu acredito muito em projetos de arquitetura e de conservação que ao invés de destruirem uma história que já está lá retratada, reaproveitam estruturas para trazer um novo uso e um novo ponto de vista a estruturas de uma cidade! Dito isso, náo poderia deixar de escrever sobre o High Line Park que é o mais novo representante desse tipo de projeto! Uma super amiga minha me lembrou que eu ainda não tinha falado do High Line Park e eu concordo com ela que já deveria ter falado há algum tempo!



O High Line é uma estrutura que foi criada na década de 30 para permitir a passagem de trens sobre a 10th Avenue sem causar o caos: ela segue o mesmo conceito que o Minhocão em São Paulo com a diferença que foi criada para trens e não carros! Ela é uma herança da fase industrial do West Side e desde os anos 80 estava largada e abandonada. O mais engraçado é que o uso dela parece que foi traçado pela própria natureza: depois de anos fora de uso e sem nenhuma manutenção a própria natureza foi tomando conta do High Line e flores, verde e até árvores foram dominando a estrutura!



Em 2006 foi lançado o projeto de construção de um parque público sobre o High Line e essa idéia extraordinária virou realidade esse ano! O pedaço do High Line que está no Meatpacking District deu lugar ao mais novo espaço comum de NYC: simplesmente imperdível! Aproveite um passeio pelo Meatpacking para dar uma voltinha por lá e não só conhecer esse fantástico projeto como apreciar a linda vista que tem de cima do High Line Park!



O parque está aberto diariamente de 7am até 10pm e aqui vão os pontos de acesso (todos entre a 10th e a 11th Avenues):
  • Gansevoort Street
  • 14th Street 
  • 16th Street 
  • 18th Street
  • 20th Street
Paramais informações, clique aqui!

2 comments:

Pri said...

nossa, que projeto bacana! adorei!! mto lindo.. bjooos!

Ana said...

Uma luz para o Minhocão de SP!! Parque nele!!