Friday, March 27, 2009

FIT: Fashion Institute of Technology & Summer Courses

Faz um tempinho que estou devendo esse post e finalmente eu consegui juntar todas as informações para escrever! O Fashion Institute of Technology, "FIT", é uma das mais importantes escolas de moda do mundo e fica aqui em NYC! Muitas leitoras estão perguntando sobre os cursos que eles oferecem e sobre como que funciona para fazer aulas lá! A primeira coisa que posso dizer é que o FIT é simplesmente o máximo e oferece uma longa lista de cursos livres que são simplesmente o máximo! Eu faço classes lá durante meu tempo livre e amo de paixão! Suuuuper recomendo e acho uma oportunidade incrível ter a chance de fazer um desses cursos livres!

Os cursos livres do FIT são super legais e cobrem os mais variados temas, desde fotografia até consultoria de imagem! É uma ótima oportunidade para você testar uma área nova e ver se realmente gosta do assunto. É interessante também para aprimorar ou continuar o seu campo de estudo. O site é um pouco confuso, mas depois de muito lutar me entendi com o formato e entendi como faço para escolher os cursos... Aqui vai um guiazinho que eu escrevi sobre os cursos e como faz para se matricular. Esse é um resumo baseado na minha experiência com o FIT desde que comecei a fazer cursos lá.



Os cursos livres estão divididos em dois grandes grupos: Non-Credit Courses & Credit Courses. A maior diferença é que os Credit Courses são dados num formato mais contínuo e são cursos das cadeiras de ensino do FIT: os alunos serão testados, terão assignments e notas. Já os Non-Credit Courses são seminários e workshops mais curtos e intensos, mas não contam com uma prova final propriamente dita e são dados em horários mais flexíveis e não contínuos. Apesar dos Credit Courses poderem ser usados para gerar créditos para chegar a um diploma oficial, só tem essa opção aqueles alunos que estão oficialmente matriculados no Office of Admissions. No entanto, você pode fazer esses cursos de qualquer forma sem estar matriculado oficialmente, e só não irá ter um diploma no final, o que para muitos não é um problema.

Alguns Non-Credit Courses, como Fashion Styling, Color Specialist, Fashion Events Planning, Image Consulting, entre outros, podem ser feitos num formato que leva há um certificado de conclusão (não um diploma). Para isso, você precisa fazer uma série dessas aulas, e como algumas das matérias tem pré-requisitos, demora-se pelo menos 1 ano para se chegar a um Certificado. Assim como nos Credit Courses, você pode se matricular nos cursos avulsos, e assim pode aproveitar uma estadia mais curta em NYC para fazer um curso interessante.

Para se matricular nos Non-Credit Courses, você precisa preencher o formulário desse link, e mandar por FAX seguinda as intruções desse outro link. Para se fazer os Non-Credit Courses, você não precisa de TOEFL.

Para se matricular nos Credit Courses eu recomendo checar esse link para pegar todas as informações. Ainda estou esperando una confirmação do FIT sobre a necessidade de se ter um TOEFL para quem for fazer os Credit Courses sem a opção do diploma. Se você quiser um diploma, terá que passar pelo processo completo de admissão, incluindo o TOEFL.
UPDATE: Já confirmei com o FIT, nenhum curso de Continuing Education precisa do TOEFL.
UPDATE MEGA IMPORTANTE: OS "CREDIT COURSES" NÃO PODEM SER FEITOS POR QUE ESTÁ NOS ESTADOS UNIDOS COM UM VISTO B1/B2 (VISTO MAIS COMUM, POIS É O VISTO DE TURISMO)! SOMENTE OS CURSOS "NON-CREDIT COURSES" PODEM SER FEITOS COM UM VISTO B1/B2 POIS SÃO MAIS CURTOS. AQUI VAI O LINK PARA MAIS INFORMAÇÕES.

Outro detalhe importante é que os Credit Courses tem dois preços: um para aquelas pessoas que moram oficialmente no estado de NY, e outro (obviamente mais caro) para quem não mora. Aqueles que são residentes tem que mandar uma série de documentos para comprovar e ter acesso ao preço menor.

Não pense que se matricular nos cursos livres do FIT leva a possibilidade de um Visto de Estudante para entrar nos Estados Unidos. Somente terão esse visto, aqueles alunos que passarem pelo processo completo de admissão e que forem aprovados e inscritos para os cursos que levam a um diploma. Por isso, se organize antes de vir e tire um visto normal de turista caso não pretenda ficar aqui por mais de 6 meses.

Para informações oficiais, sempre consulte o site do FIT.

Me avisem depois se esse post ajudou!

17 comments:

Livia Maia lihmaia@gmail.com said...

Ajudou bastante! Em maio vou para NYC estudar inglês (para tirar o TOEFL) e depois que você explicou direitinho aqui (o site do FIT é realmente confuso), vou tentar esses cursos avulsos, para aproveitar melhor o tempo.
E nem se preocupe que quando chegar, ficarei pedindo diquinhas.
Obrigada!
"Seji filiz!!"

Anonymous said...

Muito obrigada, adorei!!! era isso que eu precisava!!!
achei super claro e maravilhoso esse post!!! agora ate me empolguei mais para ir.. rss
obrigadaaa!!!
bjos
Marcela

Cami said...

Livia e Marcela!!! Espero que tenha ajudado mesmo! Nao deixem de perguntar se vcs tiverem duvidas, que se eu souber eu respondo. Outra coisa, fiz um update importante quanto aos "Credit Courses". Nao deixem de olhar! beijosss Cami

Larissa said...

Oi Cami!!
Meu nome e Larissa eu faço negócios da moda na anhembi morumbi em são paulo e estou indo em agosto para ny fazer cursos de moda e gostaria mto de fazer no FIT
Queria saber mais sobre os non-credit couses no segundo semestre e se vc puder me passar seu email seria otimo pq eu gostaria de mais informacoes!!
Obrigada
Larissa
Meu email: larissa.ivanovrusso@gmail.com

Cami said...

Larissa,

Meu email é iamleaving2day@gmail.com ! Me escreve que te falo mais detalhes e dicas! Beijos

Cami

nani said...

Oii Cami adorei o post me ajudou muitooo meu nome é Nani e estou querendo ir em junho para NYC para fazer um workshop de consultoria de imagem na FIT de 3 dias !! Voc6e sabe se tem esses workshop de 3 dias mais para o final do ano tb?
Beijoss

Cami said...

Oi Nani! O calendario da FIT eh sempre meio incerto, mas os cursos se repetem sempre, as vezes nao tao concentrados como esse de 3 dias. Entao eh sempre bom entrar no site deles para checar as datas! bjos Cami

Fernanda said...

Oi Cami,
Meu nome é Fernanda, eu postei em outro link e agora nao estou achando!!!! ams enfim vou perguntar de novo... estou morando em Washington DC e vou mudar para NY em agosto, vou fazer alguns cursos na FIT, mas me fala... como está o mercado de moda em NY?? Vc acha q está facil conseguir emprego na area de moda???
aguardo sua resposta!!1
Obrigada
bjs

Cami said...

Oi Fernanda!!!
Então, o mercado de moda anda tão machucado quanto o resto da economia... Então não vou dizer que está fácil. Eu recomendo que você converse com os seus professores pois eles sempre acabam sabendo de oportunidades e podem te indicar o caminho! A Barbara Berman, que dá cursos sobre eventos, precisa sempre de voluntários para seus eventos e ela participa do Fahion Week, ela é um ótimo contato! A Nancy Alusick de Styiling precisa de ajuda tb sempre para fazer alguns trapalhos de produção de moda!
A maior parte dos empregos são voluntários e não tanto remunerados! A minha maior indicação é que vc faça um bom networking com o pessoal da FIT que eles podem ajudar bastante!

Se precisar de mais ajuda me avisa!
Cami

Adriana said...

Oi Cami,
Que bom que vi seu blog. Já esclareceu mil dúvidas qeu eu tinha. Eu to querendo fazer o curso Retail Experience Management SXR.
Mas, não entendi o calendário (para tirar certificado) e nem os custos.
Existe um email da escola que me esclareça essa dúvidas?
Obrigada,
bjs,

Ninna fashion said...

amore, estes links parece que tao todos expirados! me ajuuuuuuuuuuuuda!!

renatogomes said...

cami , eu quero ser estilista(designe) , o fit oferece graduação nisso ? quantos anos isso leva ? quanto custa cada ano em dolares ?

renatogomes said...

cami , queor ser designe , o fit oferece esse curso ? quantos anos dura ? quanto custa cada ano, beeijo!

Marilia said...

Cami, realmente o site da FIT não ajuda e a parte dos non-credit courses está dando erro pra completar! rs
Os cursos de verão são de quanto tempo? Ou eles têm apenas workshops? Tenho um mês e meio quase de férias em junho/julho e pretendo ir para ny fazer algum curso de férias na área de moda. Você sabe alguma coisa da Parsons também? Obrigada!!

Anonymous said...

Olá Cami,
Adorei o seu site !!
Gostaria de fazer faculdade de moda nos Estados Unidos. A FIT oferece curso de graduação ? Qual otemo e quanto custa (estimativa). É possível durante estes anos de graduação morar no campus da FIT ? Eu tenho inglês fluente (estudei em escola Britanica) a vida toda...preciso fazer o exame do TOEFL?
Super obrigada,
Anna

Achei, Gostei e Comprei said...

Oi Cami, ajudou bastante sim, mas para dizer bem a verdade ainda estou confusa!
ahahahaha
Voce ainda esta ai em NY? Estou planejando em fazer alguns desses cursos agora nas ferias de maio/junho/julho.. Nao pretendo ficar mais do que isso!
Fiz download do catalogo de 2010 para ter uma ideia e pelo que entendi apesar de ser "non credit" tenho que fazer todas materias, ou 12,10...
Ai que loucura!! Se puderes me dar qualquer ajuda, fico grata!
Beijos,
Marcela Baldissera

hannah said...

Cami, os cursos de graduação continuada, precisam de TOEFL? e eu consigo o visto de estudante se fizer ele? o site da FIT é realmente muito confuso, não da pra entender muita coisa..se puder me ajuda, ja agradeço desde já! to querendo fazer graduação ..de preferencia a continuada que parece ser mais barata no ano que vem..obrigada!