Thursday, December 11, 2008

NY Times: Luxury shoppers anonymous



O NY Times publicou uma matéria que mostra como os clientes de lojas de luxo tem feito compras as escondidas por causa da crise! A matéria escrita por Ruth La Ferla e entitulada "Luxury Shoppers Anonymous" foi publicada ontem na sessão de Style do jornal. Conforme o entrevistado Robert Burke, um consultor de Luxury Retail, as pessoas não querem que seus hábitos de consumo de mercadorias de luxo seja tão público quanto antes. A grande verdade é que por causa da crise muitas pessoas estão se sentido culpadas por ainda terem dinheiro para gastar em itens supérfluos... Com as manchetes sobre os impactos da crise no mercado financeiro pipocando em todos os jornais, o consumo de luxo virou quase falta de educação aqui na cidade. 

“There is certainly a stigma to spending openly in this economy” falou na matéria Eric Spagenberg, um psicólogo de consumo. O novo jeito para os ainda ricos conseguirem matar seus desejos de consumo sem parecer mal-educados dentro do novo conceito de crise é frequentarem festas e reuniões particulares de compras em casas de amigos: longe dos holofotes das grandes lojas e das sacolas enormes que circulam pela 5th Avenue, os ainda ricos consomem tudo o que querem!

Vale a pena ler a matéria, é interessante observar os impactos da crise que a assola o mercado financeiro mundial em círclos que estão longes das Bolsas de Valores.

"Luxury Shopper Anonymous", by Ruth La Ferla (NY Times)

Photo: NY Times

No comments: