Wednesday, November 12, 2008

Lipstick Index

Leonard Lauder, presidente da Estee Lauder, criou o termo "Lipstick Index" depois de perceber que durante as crises econômicas e momentos de incerteza as vendas de batom aumentaram. O termo foi "criado" em 2001: logo após os ataques terroristas a economia sofreu bastante, mas as vendas de batom aumentaram tanto que a fábrica da M.A.C., que é uma marca da Estee Lauder, teve que começar a fazer turnos extras para produzir mais batom.
A teoria por trás do "Lipstick Index" é de que durante períodos de incerteza econômica as consumidoras tendem a gastar suas economias em luxos mais baratos, isso porque se sentem menos otimistas quanto ao futuro.

Esse ano, com as manchetes econômicas cada vez mais negativas, o "Lipstick Index" está subindo para valer: nos últimos meses as vendas subiram 40%!!!

Saiu uma matéria no dia 7 de novembro, escrita pela Ellen Tien, no NY Times, que dá sugestões as leitoras preocupadas de batões que podem ser adquiridos nessa época em que elas não podem comoter luxúrias maiores!


Para ler a matéria: Frown Fighters, by Ellen Tien

Photo: NY Times

No comments: