Thursday, October 2, 2008

Zagat: guia de restaurantes

Quando eu ainda morava em São Paulo, usava muito a Vejinha para achar restaurantes. Não que esse fosse o melhor método, pois ainda acredito no boca-a-boca, porém não deixava de ser uma referência. Principalmente aquela Vejinha que tinha os melhores do ano, ela era uma ótima referência e mostrava os preferidos de pessoas "influentes" em São Paulo. Aqui em NY aprendi a usar o Zagat!

O Zagat é um guia de restaurantes que usa um sistema de pontos para a comida, decoração e serviço. Todos os ratings são baseados numa escala de 0-30 e incluem uma descrição breve do restaurante. Todos os ratings e reviews, ao invés de serem feitos por um critico profissional, são feitas baseadas em opiniões de pessoas comuns, que entram no site e avaliam os restaurantes.

Esse guia foi criado por um casal de irmãos em 1979 e começou apenas como uma maneira dos dois avaliarem os restaurante que gostavam ou não. O que começou como uma brincadeira virou um negócio sério e a empresa que hoje cuida dos guias vale cerca de $200 milhões. Hoje ele não só cobre restaurantes, como hotels, nightclubs, atrações turísticas e lojas.

Na próxima vez que estiver procurando algum lugar para comer em NY pode olhar no Zagat: ao menos você vai achar uma boa referência!

No comments: