Monday, October 6, 2008

A Crise Global: what do I have to do with that?

Se você é do tipo de pessoa que ao menos lê o jornal deve ter percebido que um dos maiores assuntos é a crise no mercado financeiro. Acho que poucos sabem, mas o meu trabalho não é relacionado com moda ou diversão, eu trabalho no mercado financeiro. Sim, toda essa crise afeta o meu dia-a-dia de trabalho: ando mais estressada e extremamente preocupada com o que vai acontecer com a economia mundial. Por um lado estou preocupada com o meu trabalho e com qual será o efeito da crise sobre o que eu faço. Por outro lado, me preocupo com o próximo efeito dessa crise, aquele efeito que todos os simples mortais sentirão: o impacto na economia real.

Ok, ok... Você deve estar pensando que não entrou nesse blog para falar de economia, certo? Pois bem, mas acho que esse será um assunto que em breve vai começar a afetar de perto o seu closet e o seu final de semana... Por causa dessa crise os hábitos de muitas pessoas já está sendo afetado... Quais são as novas regras para o seu guarda-roupa e para a sua vida social com toda essa crise?

Regra no.1: Seja criativo e não se preocupe em repetir seus outfits
Acabou a era aonde não se repetia nenhum outfit, por isso não fique preocupada e abuse dos acessórios e das diferentes combinações entre peças!














Photo: NY Magazine

Regra no.2: Aproveite para explorar o próprio closet
Explore o seu closet e aproveite para redescobrir suas peças antigas... Existem muitas possibilidades escondidas em um armário bagunçado, por isso é uma ótima hora para organizar e "shop your own closet"!



Regra no.3: Aproveite para trocar peças com as amigas
O empréstimo de roupas entre amigas nunca esteve tão em alta! É uma ótima forma de usar looks novos sem quebrar a banca...



Regra no.4: Seja cuidadosa com as novas compras
Não sai aproveitando qualquer liquidação que aparece pela frente... Estude o seu guarda-roupa pense duas vezes, e só compre o que realmente precisa e ama! Nada de de trocar quantidade por qualidade! Invista em poucas peças e de preferência clássicas. E nada de comprar por impulso!!!



Regra no.5: Agite a sua vida social com jantares/reuniões em casa
NY já é uma cidade cara normalmente (São Paulo tem estado cada vez mais cara também...) e sair todos os dias para bares e restaurantes sempre pesa no bolso... Dê preferência para poucos programas fora de casa durante a semana... Em vez de sair todos os dias chame os amigos para casa e faça um bom jantar! É divertido ficar em casa, ainda mais com o friozinho que está começando a chegar!



Regra no.6: Tente recorrer a menos serviços (manicure, pedicure, depiladora, lavanderia...)
Não estou dizendo para você deixar a macaca a solta, rs... Mas tente se virar e recorrer menos aos profissionais! Numa cidade onde uma depilação de virilia custa em torno de $100 e a manicure e pedicure em torno de $50, nada como tentar manter as unhas bonitas você mesma! Pode ser dificil no começo, mas nada que a prática não ajude!


Regra no.7: Aproveite para descobrir novos programas na cidade que são de graça
Numa cidade que gira em torno de grandes eventos e muita cultura existem muitos bons programas na cidade que não custam praticamente nada! O MOMA por exemplo tem admissão de graça todas as sextas. NYC tem uma extensa programação cultural, basta pesquisar!!



Regra no.8: Aproveite o transporte público!
Quem já morou numa grande cidade como São Paulo sabe como é um inferno morar num lugar onde não se pode confiar no transporte público! Aproveite para usar o Metro e o Ônibus! NYC tem um sistema de transportes muito acessivel: você pode chegar praticamente a qualquer lugar da cidade! Aproveite para andar também: essa é uma cidade aonde você pode andar tranquilamente sem se preocupar com a violência (claro que você continua numa grande metrópole, por isso também não bobeie, mas comparando com São Paulo, você pode aproveitar muito mais a sua liberdade!), e ainda queimar umas calorias!



Regra no.9: Se for pegar um Taxi aproveite para dividir
Sim, tem horas em que o que você mais quer é desencanar e pegar um Taxi certo? Pegar Taxi não é um pecado... Mas aproveite para dividir com os amigos! Vira e mexe se estou saindo de um lugar muito tarde e não quero pegar o Metro, acabo dividindo um Taxi com os meus amigos! Mas sempre evite Taxis nas horas de rush: vai acabar não saindo do lugar!

Regra no.10: Nada como o Netflix
Sei que não dá para comparar a tela da sua TV com a tela do Cinema! Mas em momentos onde qualquer economia faz diferença aproveite para virar sócio de um sistema de aluguel de vídeos pelo correio como o Netflix! Você paga menos de $15 por mês e tem direito a ficar com os DVDs por quanto tempo quiser sem pagar nenhuma multa! Bless the microwave popcorn! Importante: não estou falando para você abolir o cinema, afinal de contas não tem programa mais gostoso do que assistir um filme na telona, mas também não precisa ser todo final de semana!

Regra no.11: Não crie dívidas no cartão de crédito
Nada pior do que dívida! Em tempos de crise então nem se fala! Com as taxas de juro em ascenção evite criar dívidas no cartão de crédito! É sempre melhor gastar apenas o que tem e se possível guardar um pouquinho para o futuro: seja para uma viagem de férias, para os estudos ou para uma emergência!


Regra no.12: Sempre prefira assinar as revistas que mais gosta
Se você é leitora assídua de alguma revista, sempre vale a pena assinar! A assinatura de 24 meses da Vogue gira em torno de $20, normalmente a assinatura representa economias em torno de 50%!!



Regra no.13: Pare de fumar
Eu sei que em hora de crise muita gente usa o stress para justificar o cigarro! Mas além de acabar com a sua saúde e ser um péssimo hábito, este é um hábito extremamente caro!! Se não me engano um maço de Marlboro custa quase $10!!! Existem outras formas para controlar a ansiedade que são mais baratas e saudáveis! Importante: essa é uma dica de uma feliz ex-fumante!


Regra no.14: Desligue o ar condicionado
Aproveite que o friozinho está chegando e desligue de vez o ar condicionado! No verão a minha conta de luz mais que dobrou por causa do ar condicionado! Portanto, já está na hora de abrir as janelas e deixar o ar fresco entrar naturalmente!


Essas são apenas algumas dicas para passar por essa crise sem grandes sustos!!! Existem milhares de outras formas de continuar linda, maravilhosa e popular sem machucar a conta bancária! O importante é gastar conscientemente!

Photos "Sex and the City": HBO

No comments: